Logo Folha de Pernambuco

TOPOGRAFIA

PE3D: mapeamento digital do território de Pernambuco é liberado ao público; saiba como acessar

Projeto tinha acesso restrito e era usado principalmente por entes governamentais ligados à infraestrutura do Estado

Mapeamento digital do bairro de Rio Doce, em OlindaMapeamento digital do bairro de Rio Doce, em Olinda - Foto: Reprodução/PE3D

O Governo de Pernambuco liberou para acesso ao público o Pernambuco Tridimensional (PE3D), primeiro mapeamento digital feito em três dimensões de todo o território do Estado. Os mapas podem ser acesssados no site do projeto.

O produto foi executado pelo Consórcio Águas de Pernambuco e lançado em 2016, sendo à época pioneiro e até hoje único no Nordeste. Apenas Santa Catarina tem produto semelhante.

O PE3D tinha acesso restrito e era usado principalmente por entes governamentais ligados à infraestrutura do Estado, como a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)

Prefeituras, universidades e pessoas que quisessem acessar os mapas precisavam solicitar e buscar os arquivos, presencialmente, na sede da Apac. 

“O PE3D já vem sendo utilizado por instituições como o Dnit, o Exército Brasileiro, IBGE, Embrapa, prefeituras e universidades. Hoje, estando todas essas informações disponíveis, ao alcance de apenas alguns clicks, certamente é a consolidação da ferramenta na plenitude de sua concepção”, explica o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo.

O projeto foi elaborado por um consórcio formado pelas empresas Esteio, Engefoto, Aeroimagem, Fiducial e Lactec. O grupo mapeou inteiramente o Estado, com ortofotos e perfilamento a laser, na escala 1:5.000 e, em 17 das cidades, na escala 1:1.000 — que tem maior precisão e menor margem de erro. 

A varredura topográfica do relevo pernambucano teve início em 2014, mas foi planejada após as enchentes de 2010, que atingiram fortemente municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste pernambucano. O investimento foi da ordem de R$ 21,5 milhões, financiado pelo Banco Mundial (Bird).

Veja também

Juiz declara ilegal plano de Biden que facilita 'green cards' para migrantes casados com americanos
ESTADOS UNIDOS

Juiz declara ilegal plano de Biden que facilita 'green cards' para migrantes casados com americanos

'Patriotas' e 'presos políticos': acusados por invasão do Capitólio esperam perdão, dito por Trump
EUA

'Patriotas' e 'presos políticos': acusados por invasão do Capitólio esperam perdão, dito por Trump

Newsletter