Pedestres ganham prioridade no trânsito na Estrada Velha de Água Fria, em Beberibe
Nova sinalização da via, que se integra à ciclovia presente no local, começa a valer nesta quarta-feira (18)
Para complementar o projeto da rota ciclável na Estrada Velha de Água Fria, no bairro de Beberibe, na Zona Norte do Recife, começa a funcionar, nesta quarta-feira (18), uma nova sinalização que prioriza o pedestre.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) aumentou o espaço para travessias e apostou em um urbanismo tático para humanizar o tráfego na área.
A nova sinalização chama mais atenção para a giratória, e sete novas faixas de pedestres foram implantadas no local. Segundo a CTTU, a sinalização valoriza o grande número de pessoas que circulam a pé pela via.
Leia também
• Joana Bezerra ganha ciclofaixa que integra ônibus e metrô à bicicleta
• Dpvat prevê queda de 17% nos acidentes de trânsito em Pernambuco em 2020
• Jaboatão implantará em setembro ciclofaixa aos domingos e feriados
O novo desenho da via induz o condutor à redução de velocidade. Essa técnica tem sido usada em toda o Recife como uma forma de educar o condutor para adequar a velocidade do veículo à da via que, neste caso, é de 40 km/h, devido à ciclofaixa no local.
A Estrada Velha de Água Fria recebeu, em maio deste ano, a Ciclofaixa Beberibe, com 2,2 quilômetros de extensão, que se conecta com diversas rotas cicláveis e, juntas, formam 49,69 quilômetros interligados entre o Centro do Recife e a Zona Norte.
"O diferencial desse projeto é que traz mais oportunidades de travessias para os pedestres e para os ciclistas na rotatória, o que garante mais segurança viária para essas pessoas", afirmou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Parceria
A mudança foi idealizada em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. Desde junho de 2020, a Prefeitura do Recife tem recebido consultoria de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.
Os parceiros oferecem apoio técnico e também financeiro à cidade para implementação de estratégias comprovadamente eficazes para prevenção de mortes e feridos no trânsito, em consonância com as melhores práticas internacionais na área.