Logo Folha de Pernambuco

ESPANHA

Pedro Sánchez acusa Musk de atacar 'abertamente' as instituições

Musk, um grande aliado do presidente americano eleito, Donald Trump, gerou preocupação em toda a Europa com os seus recentes ataques incendiários a líderes do continente

O primeiro-ministro espanhol Pedro SanchezO primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez - Foto: Javier Soriano/AFP

O presidente do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, acusou nesta quarta-feira (8) o bilionário Elon Musk de atacar "abertamente" as instituições e de incitar ao "ódio", durante um discurso proferido no início dos eventos pelo 50º aniversário da morte de Franco.

Sem identificar pelo nome o dono da rede social X, Sánchez disse que "o homem mais rico do planeta" lidera uma "internacional reacionária" que "ataca abertamente as nossas instituições, incita ao ódio e apela abertamente a apoiar os herdeiros do nazismo na Alemanha nas próximas eleições".

"Tudo isso é um problema, é um desafio que deveria instigar a todos nós que acreditamos na democracia", disse o líder socialista no Museu Reina Sofia, em Madri, que abriga "Guernica", de Pablo Picasso, um símbolo anti-franquista.

Musk, um grande aliado do presidente americano eleito, Donald Trump, gerou preocupação em toda a Europa com os seus recentes ataques incendiários a líderes do continente, como o trabalhista britânico, Keir Starmer, e o social-democrata alemão, Olaf Scholz, e com o seu apoio à extrema direita.

Além disso, Musk expressou o seu apoio ao partido alemão de extrema direita AfD, antes das eleições antecipadas na Alemanha, marcadas para 23 de fevereiro.

Veja também

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas
DIPLOMACIA

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear
INVESTIGAÇÃO

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear

Newsletter