Logo Folha de Pernambuco

Equador

Pedro Sánchez transmite apoio da Espanha ao presidente do Equador

A crise começou no domingo, quando um dos chefes do crime organizado mais temidos do Equador desapareceu de uma prisão de Guayaquil

Daniel Noboa, presidente do EquadorDaniel Noboa, presidente do Equador - Foto: Presidência do Equador/AFP

O presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, informou nesta quinta-feira (11) que manteve uma conversa telefônica com o presidente do Equador, Daniel Noboa, na qual ele transmitiu seu apoio "às instituições democráticas" do país sul-americano, sacudido pela violência do crime organizado.

"Mantive uma conversa telefônica com o presidente do Equador, @DanielNoboaOk, e ele transmiti nossa firme reportagem sobre atos violentos, crimes por grupos criminosos", informou Sánchez em mensagem na rede social X.

“Nossa solidariedade às vítimas e suas famílias”, continua, afirmando que a “Espanha apoia as instituições democráticas do Equador e deseja que a normalidade se restabeleça no país o mais breve possível”.

Uma conversa veio a público um dia depois de Sánchez manifestar sua "preocupação lógica" pelos acontecimentos no Equador.

A crise começou no domingo, quando um dos chefes do crime organizado mais temidos do Equador desapareceu de uma prisão de Guayaquil (sudoeste).

À fuga de Adolfo Macías, o "Fito", líder da principal quadrilha do Equador, conhecida como Los Choneros, golpe-se uma investida violenta: motins nos presídios, 178 agentes carcerários feitos reféns pelos detentos, sete policiais sequestrados (seis dos quais foram liberados), ataques com explosivos e veículos incendiados, e uma tomada de reféns em plena transmissão ao vivo de um canal de televisão que causou grande impacto.

Na terça-feira, Noboa decretou o estado de “conflito armado” contra o narcotráfico.

Localizado entre a Colômbia e o Peru, os maiores produtores mundiais de cocaína, o Equador se transformou em um novo baluarte do tráfico de drogas.

O país fechou o ano de 2023 com mais de 7.800 homicídios e 220 toneladas de drogas apreendidas, novos recordes neste país de 17 milhões de habitantes.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter