Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Pelo menos 26 crianças morrem em incêndio em uma escola no Níger

O incêndio começou nas salas de aula de palha e madeira, conhecidas como cabanas

Niamey, capital do NigerNiamey, capital do Niger - Foto: NigerTZai/Wikimedia

Pelo menos 26 crianças com entre cinco e seis anos morreram em um incêndio em uma escola em Maradi, no sul do Níger, nesta segunda-feira (8), sete meses depois de um drama similar que deixou 20 mortos.

"No momento são 26 mortos e 13 feridos, quatro deles graves", disse à AFP o governador da região, Chaibou Aboubacar, acrescentando que são alunos do primeiro ano do ensino fundamental, "com entre cinco e seis anos".

"Não sabemos a origem do incêndio, uma investigação está sendo realizada para determiná-lo", acrescentou, anunciando um "período de luto de três dias na região de Maradi" a partir de terça-feira (9).

O incêndio começou nas salas de aula de palha e madeira, conhecidas como cabanas.

Em abril, 20 alunos com entre três e cinco anos morreram queimados em um incêndio em uma sala de aula semelhante em um bairro de classe trabalhadora de Niamey.

"Este trágico acontecimento enlutou novamente o povo do Níger, em geral, e a comunidade escolar do Níger, em particular", disse o governo do país africano em uma nota emitida nesta segunda-feira pela noite. 

Por isso, a administração decidiu "proibir formalmente o uso de cabanas como centros de educação em todo o país".

No Níger, um dos países mais pobres do mundo, para remediar a falta de salas de aula, as autoridades estão construindo milhares de barracões de palha e madeira onde as crianças têm aulas, às vezes sentadas no chão.

Incêndios nessas salas de aula precárias e altamente inflamáveis são relativamente comuns, mas raramente causam vítimas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter