Logo Folha de Pernambuco

México

Pelo menos sete corpos mutilados são encontrados na cidade mexicana de Monterrey

Os corpos foram encontrados em diferentes pontos do polo industrial do norte do México

Região metropolitana de Monterrey, polo industrial do norte do México Região metropolitana de Monterrey, polo industrial do norte do México  - Foto: Reprodução / Internet

Os corpos mutilados de pelo menos sete homens foram encontrados nesta terça-feira (26) em diferentes pontos da região metropolitana de Monterrey, polo industrial do norte do México e palco de brigas entre narcotraficantes, informaram autoridades locais.

Um relatório da promotoria detalha que os restos humanos, alguns em sacos plásticos ou em caixas térmicas, foram descobertos em ruas, em um parque e em estradas de sete municípios da região metropolitana.

Em um dos locais, foram encontrados os corpos mutilados de dois homens, enquanto os restos de outros cinco foram descobertos em diferentes pontos da metrópole de aproximadamente 5,4 milhões de habitantes.

Em outra área, encontraram mais restos humanos dentro de "cinco pacotes", acrescentou o relatório, ao apontar que a promotoria ainda deve esclarecer o número total de vítimas.

Segundo as primeiras investigações, trata-se "de uma briga interna de um grupo criminoso", disse à imprensa Gerardo Palacios, secretário de Segurança de Nuevo León.

As autoridades consideram que as descobertas, que foram reportadas de maneira quase simultânea ao amanhecer, podem estar relacionadas devido ao conteúdo das mensagens encontradas ao lado dos cadáveres e que aludem a vinganças entre criminosos.

Em Nuevo León, um dos distritos mais ricos do México e que compartilha uma pequena fronteira com Estados Unidos, há presença dos cartéis do Golfo e do Noroeste que disputam o território e rotas de droga.

O México soma mais de 420.000 mortes e aproximadamente 100.000 desaparecidos, a maioria atribuída a disputas entre organizações criminosas, desde o lançamento de uma polêmica ofensiva militar antidrogas em dezembro de 2006.

Veja também

Newsletter