Logo Folha de Pernambuco

ONDA DE CALOR

Ao menos 600 egípcios morreram na peregrinação à Meca

O hajj é um dos cinco pilares do islã e os muçulmanos que puderem realizá-lo devem fazê-lo ao menos uma vez na vida

Milhões de fiéis durante a peregrinação em MecaMilhões de fiéis durante a peregrinação em Meca - Foto: Sajjad Hussain / AFP

Ao menos 600 egípcios morreram durante a peregrinação do hajj em Meca, devido a uma onda de calor escaldante que alcançou 51,8º C na segunda-feira (17), informou um diplomata árabe à AFP.

"Todas as mortes (recém-confirmadas) ocorreram devido ao calor", disse o diplomata, após autoridades árabes terem informado anteriormente um balanço de ao menos 323 egípcios mortos.

O diplomata de um país asiático na Arábia Saudita informou à AFP, por sua vez, que 68 cidadãos indianos estavam entre as centenas de fiéis falecidos durante o hajj.

"Confirmamos cerca de 68 mortes. Algumas se devem a causas naturais, posto que vários peregrinos já eram muito idosos. Outras, supomos que se devam às condições meteorológicas", detalhou, sob a condição do anonimato.

O hajj é um dos cinco pilares do islã e os muçulmanos que puderem realizá-lo devem fazê-lo ao menos uma vez na vida.

Este ano, o hajj atraiu cerca de 1,8 milhão de peregrinos, dos quais 1,6 milhão vieram do exterior, segundo autoridades sauditas.

Veja também

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país
ESTADOS UNIDOS

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país

Newsletter