Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Pernambuco abre 34 leitos para assistência à Covid-19 na UPAE de Goiana

A rede começará a operar neste final de semana e será dividida em 24 leitos de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva

Leito de assistência à Covid na UPAE de GoianaLeito de assistência à Covid na UPAE de Goiana - Foto: Hélia Scheppa/SEI

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (12), a abertura de 34 novos leitos de assistência à Covid-19 na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Goiana, na Zona da Mata Norte.

A rede começará a operar neste final de semana e será dividida em 24 leitos de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva. Cerca de 100 profissionais irão atuar no serviço.

O governador Paulo Câmara, a vice-governadora Luciana Santos e o secretário estadual de Saúde, André Longo, acompanharam uma vistoria realizada nesta quinta-feira na unidade. 

O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, e a coordenadora geral da UPAE, Cinthia Ferreira Lima, acompanharam a visita.

“Diante da pandemia que estamos enfrentando, é muito importante avançarmos nas estruturas e, ao mesmo tempo, continuar alertando a população sobre a necessidade do distanciamento social, de usar máscara e da higienização das mãos, para que a gente possa cuidar da saúde dos pernambucanos com equipamentos como esse da UPAE”, afirmou Paulo Câmara.

O serviço será gerido pela Organização Social de Saúde Instituto Social das Medianeiras da Paz e já está recebendo os equipamentos para o funcionamento da rede.

O secretário de Saúde André Longo lembrou que, em Goiana, já existe o Hospital Belarmino Correia, com 15 leitos de enfermaria adultos e seis pediátricos, e agora haverá o reforço com as vagas na UPAE.

“Estamos monitorando permanentemente a situação epidemiológica do Estado. Contamos com o apoio da população para diminuir a transmissão da doença, mas em caso de necessidade, temos uma rede ampla em todas as regiões pernambucanas para ofertar a devida assistência", explicou André Longo.

Secretário de Saúde, governador e vice-governadora acompanharam a visita (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Entre maio e outubro de 2020, a UPAE de Goiana funcionou como unidade de referência para o atendimento à Covid-19. O serviço foi desmobilizado com a queda no número de casos no Estado e foram iniciados os trâmites para que a unidade passasse a fazer atendimentos dentro do seu perfil original, de ambulatório, com consultas médicas especializadas e exames complementares. 

Contudo, foi necessária uma readequação para receber os pacientes suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus.

A Secretaria Estadual de Saúde informou, porém, que manterá a licitação para escolher a organização social que irá gerir a UPAE Goiana dentro do seu perfil original, assim que os leitos para a Covid-19 não sejam mais necessários.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter