Logo Folha de Pernambuco
SAÚDE

Pernambuco amplia rede pediátrica com 63 novos leitos para tratamento de doenças respiratórias

Com a nova expansão, estado já disponibilizou 204 leitos desde março para atender crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Leitos do Hospital Dom Malam, em PetrolinaLeitos do Hospital Dom Malam, em Petrolina - Foto: SES-PE/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) anunciou, na quinta-feira (3), a abertura de 63 novos leitos pediátricos destinados ao tratamento de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A medida fortalece a rede de atendimento no Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife, elevando o total de leitos criados apenas nesta semana para 97.

Os novos leitos foram distribuídos entre cinco hospitais: Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde (20), Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro (10), Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri (8), Hospital Jaboatão Prazeres, na RMR (10), e Hospital Dom Malan, em Petrolina (15).

No total, a expansão acrescenta 53 leitos de enfermaria e 10 de UTI à rede de assistência infantil. Desde o início de março, Pernambuco já ativou 204 novos leitos pediátricos em todo o estado para enfrentar o aumento sazonal das doenças respiratórias.

“Estamos dando continuidade ao Plano de Contingência para a Sazonalidade. Nesta semana, ampliamos a rede pediátrica em Pernambuco com a abertura de mais leitos, totalizando 97, ao somarmos os 34 já anunciados com os 63 recém-inaugurados. Com isso, avançamos na implementação do plano, garantindo mais segurança e melhores condições de atendimento para as nossas crianças”, afirmou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira.

A abertura dos novos leitos faz parte do Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da SES-PE, voltado para a ampliação da rede durante o período crítico dos vírus respiratórios, que ocorre entre março e agosto. 

O clima mais frio, a alta umidade e o maior tempo de permanência de crianças em ambientes fechados contribuem para o crescimento no número de casos graves, aumentando a demanda por internações e pressionando a rede de saúde.

“A sazonalidade é conhecida nas unidades de saúde e nos programamos para garantir atendimento às crianças que chegam ao hospital Dom Malan vindas dos 53 municípios da região. Por isso, aumentamos a equipe médica e assistencial, bem como ampliamos o número de leitos. Apenas nos primeiros dois meses desse ano foram 915 atendimentos referentes a esses casos,” explicou Daniele Moreno, diretora-geral do Hospital Dom Malan.

Teleinterconsulta agiliza encaminhamentos pediátricos
Além da ampliação da rede física, a SES-PE investiu em soluções tecnológicas para otimizar o atendimento. Desde o dia 10 de março, está em funcionamento a teleinterconsulta de pediatria, um serviço que foi antecipado em mais de 30 dias em relação ao ano passado.

Segundo a secretaria, já foram realizadas mais de 230 teleinterconsultas, permitindo que médicos da Central de Regulação do Estado analisem os casos com mais precisão e façam encaminhamentos mais adequados para crianças com SRAG.

Veja também

Newsletter