Pernambuco anuncia ampliação de testagem para profissionais dos serviços essenciais
Mesmo em casos leves, sintomáticos terão acesso aos testes do tipo RT-PCR
A partir do próximo dia 22, Pernambuco fará uma nova ampliação no sistema de testagem dos casos suspeitos da Covid-19. Passarão a também ter prioridade nesse processo os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentarem sintomas de síndromes gripais. Nesse grupo, estão funcionários de bancos, supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, clínicas e hospitais veterinários, além de profissionais da Imprensa e de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.
Usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais também passam a ser incluídos nos grupos prioritários para testagem. Assim como pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas. Nesses dois últimos casos, não será necessário apresentar sintomas de gripe para passar pela testagem.
Leia também
• Pernambuco registra menor ocupação de UTI em 3 meses
• Pernambuco registra 246 novos infectados e 31 mortes pela Covid-19
• Pernambuco completa três meses de combate à Covid-19
O suporte aos profissionais dos serviços essenciais será integrado ao aplicativo Atende em Casa e os detalhes de como será o funcionamento serão divulgados ao longo da semana. Esses novos grupos se juntam aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também têm prioridade os moradores e trabalhadores sintomáticos de lares de idosos, bem como os seus contatos próximos.
“Essa ampliação só será possível graças à doação de 24 mil testes RT-PCR que recebemos na semana passada do grupo Unilever, assim como da chegada de um equipamento de última geração, extrator de RNA e processador de RT-PCR, que estamos aguardando e que vai possibilitar a automatização de todo o processamento das amostras no Lacen-PE, quadruplicando a nossa capacidade de testagem”, disse o secretário de Saúde do Estado, André Longo. Os testes do tipo RT-PCR são realizados através de swab nasal e da orofaringe e detectam a presença do vírus a partir dos sintomas iniciais da infecção.