Logo Folha de Pernambuco

VACINAÇÃO

Pernambuco autoriza a imunização contra a Covid-19 de crianças de 6 meses a 2 anos

O público, formado por 330.378 crianças, deve receber três doses da vacina Pfizer Baby

Vacinação infatil com a dose da Pfizer Baby Vacinação infatil com a dose da Pfizer Baby  - Foto: Rovena Rosa/Agêncoa Brasil

Crianças pernambucanas com idades entre seis meses e dois anos estão liberadas para receber as três doses da vacina Pfizer Baby. O Governo do Estado autorizou os municípios a iniciarem a imunização contra a Covid-19 de todos os pequenos, a partir desta sexta-feira (23), independente de comorbidades.

A definição foi discutida e aprovada pelos membros do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os representantes municipais. 

Ao todo, 30.378 crianças são elegíveis as vacinas, por fazer parte desta faixa etária. A estratégia de vacinação foi ampliada devido à baixa procura nos postos de vacinação e a presença de doses do imunizante nos estoques dos municípios.

A vacinação infantil contra a Covid -19 funciona um pouco diferente entre as crianças, uma vez que os menores de 3 anos devem receber a proteção contra o novo coronavírus em três doses, sendo as duas primeiras com intervalo de, no mínimo, 3 semanas (21 dias), seguidas por uma terceira dose, que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose.

“A ampliação da vacinação para este público já era uma pauta de recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), porém o baixo quantitativo de doses disponíveis nos impedia de fazer grandes avanços de imediatos. Analisando nosso cenário atual, com baixa cobertura vacinal e doses disponíveis, além da circulação do vírus, se faz necessária essa ampliação do acesso para promoção da proteção dos meninos e meninas de nosso Estado”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

No último mês, Pernambuco recebeu uma remessa com 47 mil doses de Pfizer Baby, encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS). Anteriormente, apenas crianças de 6 meses a menores de 2 anos com comorbidades e bebês de 6 a 11 meses sem comorbidades podiam ser imunizados. 

Veja também

General preso orientava líderes de acampamento no QG do Exército
atentado

General preso orientava líderes de acampamento no QG do Exército

México garante proteção como refugiado a ex-ministro do Equador detido
CORRUPÇÃO

México garante proteção como refugiado a ex-ministro do Equador detido

Newsletter