Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Pernambuco autoriza retomada gradual de cirurgias eletivas

Procedimentos que necessitam de anestesia geral, contudo, seguem suspensos

Secretário estadual de Saúde, André Longo, revelou novas medidas de convivência nesta quinta-feira(17)Secretário estadual de Saúde, André Longo, revelou novas medidas de convivência nesta quinta-feira(17) - Foto: Hélia Scheppa/divulgação/SEI

A partir desta sexta (18), estará autorizada a retomada das cirurgias eletivas em Pernambuco. Esses procedimentos estavam suspensos no Estado desde o dia 8 de março, por conta do aumento na ocupação das unidades hospitalares com pacientes infectados pelo coronavírus causador da Covid-19. 

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, essa retomada será gradual, de acordo com a realidade de cada unidade de saúde quanto à disponibilidade de vagas e de insumos médicos e hospitalares, principalmente nos locais que continuam com atendimento a pacientes com a Covid-19 e que, por isso, têm uma demanda maior de uso dos kits de intubação orotraqueal. 

Para evitar que faltem medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares no atendimento aos pacientes graves da Covid-19, que necessitam de ventilação mecânica, Longo explicou que estão liberados, em um primeiro momento, os procedimentos que usem anestesias locorregionais, como as anestesias local e raquidiana.  
 

"Estamos dando um passo nesse momento e devemos aumentar esse passo de acordo com as taxas de ocupação e redução de pacientes em terapia intensiva, o que é esperado para os próximos dias e semanas", disse o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

A portaria da autorização será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado (DOE) e foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em entrevista concedida nesta quinta-feira (17). As cirurgias de caráter eletivo que demandam anestesia geral continuam suspensas.

Veja também

Newsletter