Logo Folha de Pernambuco

pandemia

Pernambuco autoriza vacinação contra a Covid-19 para crianças de 4 anos

Na última quarta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da CoronaVac para o público de 3 e 4 anos

Vacina pediátrica CoronaVacVacina pediátrica CoronaVac - Foto: Lucas Rezende/ Arquivo SES-PE

Após reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e secretários municipais de Saúde, nesta segunda-feira (18), Pernambuco liberou a vacinação contra a Covid-19 para crianças com 4 anos de idade. Na última quarta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da CoronaVac para o público de 3 e 4 anos. 

De acordo com a SES-PE, iniciar a imunização das crianças com quatro anos tem como objetivo garantir a aplicação das duas doses desse público, devido ao baixo quantitativo de estoque e a incerteza quanto ao envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (MS). As crianças com 5 anos seguem sendo vacinadas com doses da Pfizer, conforme decisão da Anvisa.

Público-alvo 

Em Pernambuco, o público estimado é de 154.355 pessoas com 4 anos de idade e 149.786 crianças com 3 anos. Os gestores municipais informaram ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) possuírem em seus estoques um total de 323.452 doses do imunobiológico da CoronaVac/Butantan. As doses devem ser utilizadas para proteção em primeira e segunda aplicação, com intervalo de 28 dias entre elas.

Os municípios de Jaboatão dos Guararapes e de Olinda, ambos na Região Metropolitana do Recife, anunciaram que já começam a imunizar as crianças com 4 anos nesta terça-feira (19).

Levantamento junto aos municípios

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, foi realizado um levantamento junto aos gestores municipais sobre os estoques disponíveis

“Já realizamos levantamento junto aos gestores municipais de seus estoques e já identificamos cidades com quantitativo suficiente, outras com doses excedentes e ainda aquelas que não tem vacina suficiente para esse novo público. O PNI está em contato com as cidades, com as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems) para realizar o esforço operacional necessário para que os municípios com menos doses possam ofertar o imunizante para sua população”, destacou o secretário.

O PNI Estadual encaminhou ao Ministério da Saúde as informações repassadas pelos gestores municipais. A expectativa é de que, ainda esta semana, o órgão federal se posicione sobre o andamento da campanha

Importância da vacinação

A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, reforça a necessidade de ampliação da cobertura vacinal para crianças entre 5 e 11 anos de idade

“Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19 em uma nova faixa etária, a nossa cobertura vacinal para segunda dose do público formado por crianças entre 5 a 11 anos ainda é muito baixa. Até o momento, 32,68% desse público está com o esquema básico completo (386.472 doses aplicadas), quando a meta mínima é de 90%. Estamos avançando e oferecendo a proteção para mais crianças, porém não podemos esquecer dos públicos anteriormente autorizados", explicou Ana Catarina.

Veja também

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio
doação

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio

Newsletter