Logo Folha de Pernambuco

saúde

Pernambuco cria 100 leitos pediátricos para atender ocorrências de doenças respiratórias

Informação foi divulgada nessa segunda-feira (26), no lançamento do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância

Leitos pediátricos na rede estadual de saúdeLeitos pediátricos na rede estadual de saúde - Foto: Miva Filho/SES

O Governo de Pernambuco criou 100 leitos de internamento pediátrico para atender ocorrências de doenças respiratórias.

A informação foi divulgada nessa segunda-feira (26), durante o lançamento do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024

"No ano passado, criamos 135 leitos e já temos prontos mais 100 para serem abertos quando forem necessários. Nossa expectativa é oferecer um tratamento mais eficiente para as crianças pernambucanas", afirmou Raquel Lyra.

Na ocasião, foram apresentadas ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios.

Ainda de acordo com Raquel Lyra, o Governo do Estado investe R$ 9 milhões por mês para garantir o material humano e os insumos necessários.

As doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças em Pernambuco em 2023, especialmente nos meses entre março e agosto. De acordo com Secretaria de Saúde do Estado, foram notificados 2,6 mil casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na faixa etária de 0 a 12 anos. 

O Plano servirá como diretriz para os serviços da rede de atenção e busca mobilizar a sociedade para adoção de medidas preventivas, como a vacinação contra a influenza, pneumococos e Covid-19, e de controle da transmissão. 

A iniciativa também atuará, segundo o governo, com um painel de monitoramento da ocupação de leitos, na divulgação de campanhas de conscientização da população, capacitação de profissionais de saúde e a realização de atendimentos por Teleinterconsulta.

“Esse plano vai atuar nas medidas de prevenção, preparando o sistema de saúde para atender essa demanda de um aumento dos casos mais graves de gripe em crianças. Uma série de ações como o uso de medicação nos bebês recém-nascidos e prematuros, o aumento leitos de enfermaria e de UTI serão realizadas em todo o Estado", explicou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter