Logo Folha de Pernambuco

ECONOMIA

Pernambuco deve movimentar cerca de R$ 263,7 milhões durante o Carnaval, diz Fecomércio

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que serão abertas 511 mil vagas temporárias para o Carnaval

Fecomércio Fecomércio  - Foto: Divulgação

A volta do Carnaval de rua deverá movimentar não apenas os pés dos foliões ao som do Frevo, mas também a economia pernambucana. Segundo a Federação de Bens Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), durante o período momesco, Pernambuco deverá movimentar cerca de R$ 263,7 milhões, equivalente a 3,2% do volume esperado para o Brasil. 

Tradicionalmente, a festa ajuda a ampliar o potencial turístico e impulsiona micros e pequenos empreendedores, que consideram o Carnaval uma das principais fontes de rendimento no primeiro trimestre. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que serão abertas 511 mil vagas temporárias para o Carnaval, entre as atividades típicas do turismo, número que representa 2,1% da expectativa estimada para o Brasil.

A Prefeitura do Recife estima que, para este ano, cerca de 4 milhões de foliões e turistas circulem entre a capital pernambucana e a cidade de Olinda, durante os dias de Carnaval. Já a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) estima uma ocupação de 90% em Recife e Olinda, além de 95% em Ipojuca, no período da folia de Momo, ainda que o brasileiro tenha sofrido com a alta de preços das passagens aéreas em 2022.

Serviços  em alta durante o Carnaval
Entre os micros e pequenos negócios que tomam conta do período carnavalesco a Fecomércio destaca os segmentos de alimentação e bebidas, de embelezamento e cuidados pessoais – como perfumarias, cosméticos, maquiagem, penteado e manicure – de confecções – incluindo adereços e customização de vestuários. 

No âmbito nacional, espera-se que alimentação deva gerar o maior faturamento entre as atividades, representando cerca de 44% do volume em 2023, seguido do transporte de passageiros (29%) e hospedagem (11%). Já no que diz respeito às vagas temporárias, as áreas de cozinha e limpeza, juntas, devem concentrar percentual relevante (41%) das oportunidades de ocupação.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter