VACINAÇÃO

Vacinas contra Covid-19: Pernambuco deve receber 400 mil doses na próxima semana

Mais doses das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca chegarão a PernambucoMais doses das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca chegarão a Pernambuco - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação |

Pernambuco deve receber, aproximadamente, 400 mil doses das vacinas contra Covid-19 CoronaVac e Oxford/AstraZeneca na próxima semana. "A informação é que temos uma expectativa que, a partir do dia 24 de fevereiro, vamos receber novas doses. Entre a próxima quarta-feira e o domingo, vamos ter novas remessas de vacina para os estados, para que a gente possa distribuir", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (17).

André Longo participou, nesta quarta, de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o cronograma de entregas de vacinas contra a Covid-19. O governador Paulo Câmara também participou da reunião virtual, que contou com a presença de representantes de todos os estados do País. Pazuello pretende entregar, seguindo o cronograma, 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até julho. 



De acordo com o governador, Pernambuco está pronto para a distribuição da vacina, desde que o imunizante seja recebido nas datas previstas. “É importante que as vacinas cheguem o mais breve possível, para que possamos concluir o processo de imunização dos grupos prioritários e avançar para outros grupos e faixas etárias. O nosso sistema de saúde já tem uma logística pronta e eficiente, montada para distribuir as vacinas para todas as regiões de forma rápida, a partir do momento da chegada dos lotes ao Estado”, afirmou Paulo Câmara. 

Até o momento, Pernambuco recebeu mais de 511 mil doses, sendo 427.560 unidades da vacina da Coronavac/Butantan, para aplicação das duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose.

As próximas entregas aos estados acontecem ainda em fevereiro: serão 2 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, importadas da Índia, e 9,3 milhões da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Pernambuco receberá entre 4.5% do total destas doses, de acordo com André Longo. "A gente deve esperar, pelo menos, 400 mil doses, sendo 320 mil da Coronavac e algo em torno de 80 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz", informou o secretário. 

Na coletiva, o secretário também informou que, sendo recebidas as doses da vacina, o avanço de grupos para imunização será realizado. "Nós temos a expectativa de vacinar todos os grupos prioritários em quatro meses, esse era o desenho do PNI (Plano Nacional de Imunização). Com isso, a gente vacinaria praticamente todos os grupos de risco, lembrando que essa doença é uma doença que atinge particularmente essas pessoas dos grupos de risco. Quando você junta as pessoas com mais de 60 anos e as pessoas com comorbidades você praticamente tem 90% da mortalidade da doença", informou Longo. 
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter