Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Pernambuco é o segundo do País em transparência sobre dados da Covid-19

Levantamento feito pela Open Knowledge Brasil (OKB) confirma o Estado entre os melhores do ranking entre 23 estados

Governador Paulo Câmara e secretário de Saúde André LongoGovernador Paulo Câmara e secretário de Saúde André Longo - Foto: Hélia Scheppa

Pernambuco segue no topo da lista dos estados mais transparentes na divulgação de dados sobre a pandemia do novo coronavírus, ocupando, agora, o segundo lugar no ranking sobre clareza no detalhamento da doença.

Ao todo, 23 estados, incluindo o Distrito Federal, são analisados semanalmente pela Organização não-governamental, Open Knowledge Brasil (OKB), que avalia a qualidade das informações prestadas pelos estados e pela União em seus respectivos portais sobre a Covid-19. 

No levantamento Pernambuco aparece na segunda posição no índice geral e em primeiro lugar quando comparado aos estados do Nordeste, com 92 pontos, enquadrado no patamar de “alto nível”. Amazonas e Espírito Santo ocupam a primeira posição, com 97 pontos. Da lista, apenas oito estados integram o topo do alto nível nas informações prestadas. 

 

Mapa com levantamento de transparência de dados da Covid-19 no Brasil

Na décima edição do novo levantamento, a avaliação é feita em cima da disponibilização de todos os dados sobre todas as notificações da Covid-19, incluindo casos suspeitos.

Além disso, nesta nova fase do levantamento, é exigido o detalhamento de dados relacionados a cor/raça, informações referentes a pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate ao vírus. 

"Informação em saúde é fundamental e é um compromisso do Governo de Pernambuco", comentou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

 

Levantamento é feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR)

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter