Pernambuco envia 234 mil testes rápidos de Covid para os municípios; estoque é de um milhão
Outros 600 mil exames devem ser repassados até meados de fevereiro
O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou nesta quinta-feira (14), em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, que Pernambuco possui em estoque um milhão de testes rápidos para a identificação do novo coronavírus e que mais um milhão deve ser recebido nos próximos dias.
Segundo o secretário, ainda nesta quinta, 234 mil unidades serão enviadas para todas as cidades pernambucanas. Os testes serão encaminhados para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e ficarão à disposição dos gestores municipais para retirada.
Outros 600 mil exames, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, devem ser repassados aos municípios até meados de fevereiro.
Leia também
• Pernambuco pagará cachês a artistas e grupos carnavalescos, com valores de R$ 3 mil a R$ 30 mil; confira condições
• Pernambuco prorroga até 15 de fevereiro as medidas de restrição contra a Covid-19
• Saiba os pontos de testagem para Covid-19 sem agendamento no Grande Recife
As remessas, de acordo com Longo, estão sendo enviadas às cidades de forma proporcional, beneficiando o mesmo percentual de pessoas em cada município. “É um reforço importante para que os gestores municipais mantenham suas estratégias, disponibilizando ao público a testagem para que possamos descartar ou confirmar casos”, disse.
Durante a coletiva, André Longo também destacou que o Estado abriu 758 leitos para pacientes com quadro respiratório desde o dia 24 de dezembro do ano passado, sendo 314 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o secretário, há previsão de abertura de mais 400 vagas, sendo 216 de UTI, nas próximas semanas.