Logo Folha de Pernambuco

Meio Ambiente

Pernambuco fará ordenamento costeiro e marinho no Litoral Sul devido ao aumento de turismo

Estuário do Rio Formoso, que comporta os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré contará com um plano de zoneamento

Estuário do Rio Formoso, no Litoral Sul de PernambucoEstuário do Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco - Foto: Acervo GCom Semas-PE.

Começa a ser implementado o ordenamento costeiro e marinho do estuário do Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco. O plano, que começou a ser elaborado em 2020 por conta do aumento do turismo no local.  A popularidade da praia dos Carneiros, por exemplo, estaria pondo em risco o equilíbrio da área sensível do estuário, que abrange os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré

Vista aérea do estuário do Rio Formoso, no Litoral Sul de PernambucoVista aérea do Estuário do Rio Formoso

Compreende-se como estuário a área de transição entre o rio e o mar formada pela mistura entre a água doce dos rios e as águas oceânicas. Nesse ambiente, estão presentes manguezais, várzeas fluviais alagadas, terraços marinhos e praias. Mudanças de temperatura, salinidade e até percentual de oxigênio nessas águas podem ser fatais para o ecossistema formado pelo estuário. 

O plano de Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas na região do estuário do Rio Formoso (Zatan), elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), busca proteger esse ambiente. 

Por meio do Zatan, o governo fará o ordenamento das atividades náuticas e socioeconômicas que cercam o estuário do Rio Formoso, como turismo, atividade de pesca e pesquisa. Além disso, o plano estabelece uma definição de espaços para a área de lazer: pontos específicos para banhistas, pontos para mergulhos, para banhos de argila, para aluguéis de brinquedos náuticos e a lotação máxima de embarcações.

Outros tipos de limitações do zoneamento são: ponto fixo de comércio na faixa de praia, construção e ampliação de marina, clubes, garagem náutica e outras atividades, a depender de local específico.

Já foram implementadas, como parte do Zatan, placas sinalizadoras na praia dos Carneiros, em Tamandaré. 

Zonas de Atuação
O projeto abraça uma área de 58,3 km² de terra, mar e estuário, sendo a maior porção de água. Isso representa um território maior que o município de Olinda. Na linha costeira, o trecho fica entre a praia da Gamela (Sirinhaém) e a praia de Tamandaré (Tamandaré). 

O ordenamento é dividido em três grandes zonas que apresentam regramentos diferentes. São elas: Zona Marinha, Zona de Ambiente Praial e Zona Estuarina. Confira como será o ordenamento para essas áreas: 

Zona Marítima 
Restrições e permissões para essa área visam à proteção do complexo recifal existente próximo à costa e da porção de mar no seu entorno. 

Atividades permitidas:
Pesca com rede, tarrafa e anzol, fundeio de embarcações e prática de esportes náuticos. Visitação turística e recreativa nas piscinas naturais. Mergulho livre. Circulação de embarcações de pesca durante a semana, de recreação e turismo durante o fim de semana.  

Zona de Ambiente Praial
Contempla seis praias da região: Tamandaré, Carneiros, Argila, Guadalupe e A Ver o Mar. 

Atividades permitidas: 
Praia do Aver o Mar - pesca de anzol, banhos, grande quantidade de bares, estacionamento de barcos no pós-praia, chegada e saída de embarcações de passeios turísticos e pesca. 
Praia de Guadalupe - pesca de anzol, frequência elevada de banhistas na baixa-mar no verão e feriado. 
Praias de Tamandaré - banhistas, Projeto Praia Sem Barreiras, esportes náuticos, acessos a marinas, bares e quiosques em estruturas improvisadas, chegada e saída das embarcações de passeios turísticos, de pesca e de pesquisas. 
Praia dos Carneiros - Banhos, esportes náuticos, chegada e saída de embarcações de passeios turísticos, restaurantes que vendem os passeios náuticos e coleta de mariscos. 
Praia da Argila - Banhos, chegada e saída de embarcações de passeios turísticos e de transporte dos comerciantes, barracas de comidas, bebidas e cosméticos à base de argila. 

Zona Estuarina
Santuário do Mero (compreende a região dos rios Ariquindá, Porto Alegre, Lemenho, Pedras, Passos, além do Rio Formoso e sua foz). 

Atividades permitidas:
Fluxo de embarcações de pesca, turismo, pesquisa e transporte de passageiros, coletas de mariscos e siris, pesca de camboa, tarrafa e linha de mão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter