SAÚDE AMBIENTAL

Pernambuco ganha laboratório de análise mais moderno para fiscalizar qualidade hídrica no Estado

Com um investimento de R$ 5,3 milhões, o novo laboratório vai tornar o processo de monitoramento das águas mais exato

Laboratório de Análise Ambiental Professor Audacto da Silva TeixeiraLaboratório de Análise Ambiental Professor Audacto da Silva Teixeira - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco inaugurou o novo Laboratório de Análise Ambiental Professor Audacto da Silva Teixeira nesta terça-feira (8), no Recife. O espaço, localizado no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte da capital pernambucana, vai pesquisar e fiscalizar as águas e serviços hídricos de rios e praias de todo o Estado com equipamentos mais modernos, tendo com meta a implementação do desenvolvimento sustentável em Pernambuco.

Com um investimento de R$ 5,3 milhões, o novo laboratório vai tornar o processo de monitoramento das águas mais exato, além de também ser uma nova fonte de receita.

“Esse laboratório é feito dentro das normas internacionais, garantindo que ele possa ser acreditado e certificador de outros laboratórios, podendo prestar serviços para empresas e também para municípios, sendo mais uma fonte de receita da nossa agência ambiental”, afirmou o secretário de Meio ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

De acordo com o governador do Estado, Paulo Câmara, o local está equipado para dar respostas rápidas e atuar na regularização dos recursos como uma maneira de garantir os recursos hídricos à população. 

“Essa questão ambiental, do controle da poluição e das questões de recursos hídricos precisam de ferramentas e equipamentos, além de uma estruturação como a que foi feita agora. Este laboratório vai cumprir a sua missão de dar informações necessárias dentro do rigor, para que todos os empreendimentos e ações em Pernambuco tenham toda a segurança”, afirmou o governador.

Apesar de ter sido inaugurado nesta terça-feira (8), o trabalho que será realizado no laboratório foi iniciado há 46 anos como uma ação para analisar os despejos das usinas nos rios e a Agência Estadual de Meio-Ambiente (CPRH), surgiu a partir desse trabalho. 

Por isso, para o presidente do CPRH, Djalma Paes, a inauguração do ambiente é como “dar uma casa definitiva” a um trabalho essencial para a população. “Essa análise serve de instrumento para que os municípios possam tomar providências pensando na saúde pública da população. Elas são importantes para instruir, o que fazer para resolver o problema. O laboratório tem a função de instruir para que a gente possa prestar um serviço de maior qualidade”, falou ele.

Laboratório de Análise Ambiental Professor Audacto da Silva TeixeiraLaboratório de Análise Ambiental Professor Audacto da Silva Teixeira - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

 

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter