Pernambuco inicia vacinação contra Covid-19 de profissionais de segurança nesta terça-feira (6)
Profissionais de segurança pública que atuam em Pernambuco começarão a ser vacinados nesta terça-feira (6).
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), neste primeiro lote serão incluídos 1.692 servidores das forças vinculadas à pasta e outras 808 doses serão destinadas para serem aplicadas em trabalhadores de órgãos federais, como as polícias Federal e Rodoviária Federal e Forças Armadas.
Leia também
• PE: com poucas doses, vacinação para trabalhadores da segurança ainda não começou
• Profissionais da segurança pública serão imunizados com a próxima remessa de vacinas em Pernambuco
• Ministério da Saúde começa a enviar doses para vacinar forças de segurança
O ato simbólico para abrir a etapa da campanha para esse grupo prioritário ocorre às 12h, no auditório da SDS, no Recife. O governador do Estado, Paulo Câmara, participa do ato. Um servidor de cada força será imunizado na ocasião.
A SDS-PE reitera que, neste começo da vacinação dos profissionais, receberão aqueles empregados diretamente nas operações de fiscalização das medidas sanitárias, com atendimento direto ao público, resgate e salvamento, plantões de delegacias e servidores da ponta da segurança pública.
Das forças vinculadas à SDS-PE, serão vacinados 1.221 policiais militares, 316 policiais civis e 155 bombeiros militares.
“Esse primeiro lote está longe de contemplar todos os trabalhadores da segurança, mesmo se considerarmos apenas os que estão na linha de frente. Mas é um passo importante que damos, uma vez que significa uma vitória da mobilização de secretários estaduais de segurança, comandantes e chefes de polícia de todo o Brasil para a inclusão dessa categoria estratégica entre as prioritárias no plano nacional de imunização”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.
Doses
O Estado recebeu, na última remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, doses para 2.374 trabalhadores da segurança pública.
Com o percentual preconizado de 5% de perda, foram 2,5 mil unidades do imunizante disponibilizadas para esse público.
Pernambuco conta com cerca de 26 mil policiais e 12,5 mil agentes das forças armadas, além dos guardas municipais.