Cidadania

Pernambuco institui documento de identificação para pessoas com autismo

A carteira será emitida gratuitamente e visa facilitar o acesso e atendimento em serviços públicos

Pernambuco institui carteira de identificação para pessoas com autismoPernambuco institui carteira de identificação para pessoas com autismo - Foto: Hélia Scheppa/SEI

O Governo de Pernambuco instituiu, nesta sexta-feira (16), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Com o documento, pessoas com autismo terão prioridade garantida no atendimento e no acesso a serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O documento terá validade em todo o território estadual e será expedido gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead).

Para obtê-lo, será preciso encaminhar requerimento com foto e informações pessoais do beneficiário, acompanhado de relatório médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). O link direto para a solicitação é o https://www.sdscj.pe.gov.br/seses/cadastramento-da-carteira-do-autismo/.


“Estamos dando mais um passo rumo a inclusão. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista já dispõem de prioridade em filas e outros espaços de atendimento. Mas agora, com essa nova carteira em mãos, será facilitado esse processo de identificação para quem precisa ter seus direitos resguardados e para quem fornece o atendimento nos espaços públicos e privados”, explicou o governador Paulo Câmara.

A carteira terá validade de cinco anos e, sempre que renovada, manterá o número, de modo a contribuir para a geração de estatísticas atualizadas sobre o número de pessoas com o TEA em Pernambuco.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter