Pernambuco investiga casos da Covid-19 em pessoas que chegaram em navio
Sem maiores detalhes, o secretário informou que as barreiras sanitárias precisam ser reforçadas
Na coletiva virtual desta quinta-feira (27), o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que Pernambuco investiga casos da Covid-19 em pessoas que chegaram em um navio e estão internadas em uma unidade hospitalar do Estado.
Sem maiores detalhes, o secretário informou que as barreiras sanitárias precisam ser reforçadas para que seja possível conter a chegada de casos como esses.
Leia também
• Pernambuco envia 149 concentradores de oxigênio para municípios; confira as cidades
• Secretário de Saúde de Pernambuco suspeita de uma nova variante do coronavírus no Estado
• Pernambuco registra 2.527 novos casos e 71 óbitos nas últimas 24h
"Agora mesmo estamos com uma situação de um navio, fazendo a investigação de casos que chegaram a se internar em uma unidade hospitalar aqui no Estado. Estamos fazendo a investigação desses casos", informou.
A suspeita de chegada de novos casos da Covid-19 no Estado por vias portuárias se deve ao risco de novas variantes da Covid-19 em circulação em outros países que ainda não chegaram a Pernambuco.
O comentário foi feito em um momento em que Longo detalhava a necessidade de maiores barreiras sanitárias em portos e aeroportos pela Anvisa. "Compete às barreiras sanitárias de portos e aeroportos do Governo Federal através da Anvisa. O Governo do Estado está à disposição para ajudar, mas o esforço de coordenação disso é da Anvisa", salientou.
De acordo com Longo, é muito difícil conter variantes em território de um estado, mas medidas de reforço precisam ter tomadas. "Estamos buscando apoio entre municípios, Estado e Governo Federal, que tem insumos para fazer essa vigilância genômica mais rapidamente", comentou.