Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Pernambuco investiga casos da Covid-19 em pessoas que chegaram em navio

Sem maiores detalhes, o secretário informou que as barreiras sanitárias precisam ser reforçadas

[1250] porto do recife[1250] porto do recife - Foto: porto do recife

Na coletiva virtual desta quinta-feira (27), o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que Pernambuco investiga casos da Covid-19 em pessoas que chegaram em um navio e estão internadas em uma unidade hospitalar do Estado.

Sem maiores detalhes, o secretário informou que as barreiras sanitárias precisam ser reforçadas para que seja possível conter a chegada de casos como esses. 

"Agora mesmo estamos com uma situação de um navio, fazendo a investigação de casos que chegaram a se internar em uma unidade hospitalar aqui no Estado. Estamos fazendo a investigação desses casos", informou. 

A suspeita de chegada de novos casos da Covid-19 no Estado por vias portuárias se deve ao risco de novas variantes da Covid-19 em circulação em outros países que ainda não chegaram a Pernambuco. 

O comentário foi feito em um momento em que Longo detalhava a necessidade de maiores barreiras sanitárias em portos e aeroportos pela Anvisa. "Compete às barreiras sanitárias de portos e aeroportos do Governo Federal através da Anvisa. O Governo do Estado está à disposição para ajudar, mas o esforço de coordenação disso é da Anvisa", salientou.

De acordo com Longo, é muito difícil conter variantes em território de um estado, mas medidas de reforço precisam ter tomadas. "Estamos buscando apoio entre municípios, Estado e Governo Federal, que tem insumos para fazer essa vigilância genômica mais rapidamente", comentou.  

Veja também

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses
Vacinas

Ministério da Saúde lança painel de vacinas para monitoramento de doses

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral
Estados Unidos

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral

Newsletter