Pernambuco investiga dez suspeitas de reinfecção de Covid-19
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, cinco novos casos foram encaminhados após a primeira notificação da pasta
Dez casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 são investigados em Pernambuco segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Na última semana, a pasta havia publicado uma nota técnica com orientações aos munícipios pernambucanos acerca da notificação de possíveis casos de novas infecções pela Covid-19.
De acordo com a pasta, cinco possíveis casos foram encaminhados para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. Os pacientes são do Recife (4) e de Olinda (1). Todos tiveram o segundo resultado de exame positivo entre três e seis meses após o primeiro laudo confirmar a infecção pela Covid-19.
Após a publicação da nota técnica, a SES-PE informou, nesta quarta-feira (25), mais cinco possíveis casos, que seguem em investigação - são de moradores de Olinda (2), Araripina (1), São José do Egito (1) e Carnaíba (1). As três últimas são cidades do Sertão do Estado.
Esses cinco casos notificados estão em análise para verificar se atendem a todos os critérios para enfim serem encaminhados ao IEC.
Leia também
• Pernambuco tem cinco casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus
• Novo caso de reinfecção por relança dúvidas sobre imunidade
• Estudo descreve dois possíveis casos de reinfecção por coronavírus em Pernambuco
A SES-PE informou, na nota técnica, que os municípios estão responsáveis por identificar as suspeitas de reinfecção em seus territórios. Em seguida, devem notificar o Estado e encaminhar os laudos dos exames.
"Para confirmar um caso, é preciso que o paciente tenha duas amostras de biologia molecular (RT-PCR) positivas com um intervalo entre elas de, no mínimo, 90 dias, além de estarem adequadas para análise", explicou a SES-PE.
As duas amostras precisam ser encaminhadas, via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional que estudará os casos. O Ministério da Saúde divulgará o resultado das investigações.