Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Pernambuco investiga dez suspeitas de reinfecção de Covid-19

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, cinco novos casos foram encaminhados após a primeira notificação da pasta

Coleta de material para teste da Covid-19Coleta de material para teste da Covid-19 - Foto: Thomas Kienzle/AFP

Dez casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 são investigados em Pernambuco segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Na última semana, a pasta havia publicado uma nota técnica com orientações aos munícipios pernambucanos acerca da notificação de possíveis casos de novas infecções pela Covid-19.

De acordo com a pasta, cinco possíveis casos foram encaminhados para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. Os pacientes são do Recife (4) e de Olinda (1). Todos tiveram o segundo resultado de exame positivo entre três e seis meses após o primeiro laudo confirmar a infecção pela Covid-19.

Após a publicação da nota técnica, a SES-PE informou, nesta quarta-feira (25), mais cinco possíveis casos, que seguem em investigação - são de moradores de Olinda (2), Araripina (1), São José do Egito (1) e Carnaíba (1). As três últimas são cidades do Sertão do Estado.

Esses cinco casos notificados estão em análise para verificar se atendem a todos os critérios para enfim serem encaminhados ao IEC.

A SES-PE informou, na nota técnica, que os municípios estão responsáveis por identificar as suspeitas de reinfecção em seus territórios. Em seguida, devem notificar o Estado e encaminhar os laudos dos exames.

"Para confirmar um caso, é preciso que o paciente tenha duas amostras de biologia molecular (RT-PCR) positivas com um intervalo entre elas de, no mínimo, 90 dias, além de estarem adequadas para análise", explicou a SES-PE. 

As duas amostras precisam ser encaminhadas, via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional que estudará os casos. O Ministério da Saúde divulgará o resultado das investigações.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter