Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Pernambuco mobiliza municípios para aplicação da segunda dose da CoronaVac em atraso

Governo do Estado orienta gestores das cidades a convocar a população com o esquema vacinal ainda incompleto neste final de semana

Chegada de novas doses da CoronaVac a PernambucoChegada de novas doses da CoronaVac a Pernambuco - Foto: Miva Filho/SES-PE

Com a chegada de 65 mil doses da CoronaVac nesta sexta-feira (18), Pernambuco irá mobilizar, neste final de semana, 73 municípios que irão receber a remessa para aplicação da segunda dose em atraso. 

Cidades com pessoas ainda a vacinar com o imunizante produzido pelo Butantan também foram orientadas a mobilizar as suas equipes, segundo o Governo do Estado.

O governo informou que pretende zerar, nos próximos dias, o número de pessoas que aguardam pela segunda dose da CoronaVac. 

A cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, pretende zerar a fila daqueles que esperam a segunda dose da CoronaVac com a chegada de 4.966 doses. O município convoca os moradores para receber a vacina no sábado (19) e domingo (20).

A orientação do Governo do Estado é também convocar aqueles que ainda não tomaram a segunda dose da vacina da Astrazeneca/Fiocruz no tempo preconizado de três meses após a primeira aplicação.

Além da CoronaVac, Pernambuco recebeu 97.110 doses da vacina da Pfizer nesta sexta-feira, totalizando mais de 162 mil vacinas nesta sexta-feira. Agora, o Estado soma mais de 4,6 milhões de doses recebidas desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus.

Novo lote de CoronaVac deve zerar déficit de segundas doses no Estado (Foto: Miva Filho/SES-PE)


O repasse da CoronaVac aos municípios e a mobilização foram acertados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE).

“O Programa Estadual de Imunização recebeu as novas doses e já acionou o esquema logístico para levar o insumo a todas as regiões do Estado, como vem sendo feito desde o início da campanha. Não tenho dúvidas de que essa experiência terá um importante reflexo nas atividades que serão desenvolvidas ao longo deste sábado e domingo”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o objetivo é que a vacina chegue o mais rápido possível ao respectivo gestor municipal e, consequentemente, ao braço da população. 

“Nessa remessa, temos um desejo a mais de dar celeridade ao processo para que todos aqueles que estão com a segunda dose da CoronaVac em atraso possam finalizar o esquema vacinal, de preferência ainda neste final de semana. Contamos com o empenho de todas as cidades para que sejam realizadas mobilizações para isso”, observou.

O secretário ainda convocou a população a aderir às ações, verificando nos canais oficiais do seu município a data, horário, local e outros detalhes de como será a mobilização. 

“A vacina salva vidas e tem reduzido as internações e óbitos em Pernambuco. Mas, para garantir essa proteção, é essencial completar o esquema vacinal com as duas doses. Por isso, aproveite o grande esforço concentrado deste final de semana para garantir a sua proteção. Não deixe de tomar a segunda dose. As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas”, reforçou Longo.

Total de vacinas
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro, Pernambuco recebeu 4.682.210 doses de vacinas. 

Desse total, 2.319.920 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.024.160 da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses são da Pfizer//BioNTech.

Os dados do Painel de Acompanhamento Vacinal do Estado mostram que foram aplicadas, até quinta-feira (17) um total de 3.694.704 doses.

A cobertura da primeira dose indica 27,8% da população pernambucana vacinada, com 2.676.186 doses. Já a da segunda, o que garante o esquema vacinal completo, mostra 10,6%, com 1.018.522 doses.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter