Logo Folha de Pernambuco

saúde

Pernambuco passa a aplicar vacina contra o HPV em dose única para público de 9 a 14 anos

Vacina era aplicada, até então, em duas doses

Vacina contra o HPVVacina contra o HPV - Foto: SES-PE/Divulgação

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), principal causador do câncer de colo do útero, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anospassará a ser aplicada em dose única, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

A mudança segue orientação do Ministério da Saúde (MS). A vacina, incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2014 e disponível no calendário nacional básico, era aplicada, até então, em duas doses. Com a nova recomendação, quem recebeu a vacina até 2 de abril, tem o esquema considerado completo.

A SES-PE destaca que estudos demonstram que uma dose única da vacina contra HPV é suficiente para imunizar crianças e adolescentes, e que adotar uma aplicação contribui para ampliar a cobertura vacinal, aumentando a adesão à vacina. O objetivo da mudança é, principalmente, alcançar o maior número possível de pessoas vacinadas antes dos 15 anos.

"A vacinação é uma grande ação de prevenção de doenças. A pandemia da Covid-19 veio para nos lembrar disso. O mundo está melhor, nos dias atuais, em relação ao coronavírus, porque a vacina nos salvou. Da mesma forma, a gente tem a vacina contra o HPV para prevenir o câncer de colo de útero, que mata uma mulher por dia aqui no Estado. Mulheres jovens, em idade produtiva. Por isso, precisamos focar na vacinação das nossas crianças e adolescentes para prevenir doenças", afirma a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

A SES-PE informou que tem realizado, mensalmente, vacinações nas escolas da rede pública de Pernambuco, com autorização prévia dos pais, em ações feitas em parceria com os municípios e a Secretarias de Educação do Estado (SEE).

"É muito importante essa articulação de vacinar pessoas em idade escolar, no local onde passam boa parte do tempo durante a semana. Além de conscientização, nós levamos saúde para os pernambucanos e ajudamos a diminuir o número de diversas doenças", afirma a superintendente de imunizações do Estado, Jeane Tavares. 

A pasta de saúde, por meio do meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), emitiu uma nota técnica, na quinta-feira (18), para reforçar e orientar a população e os profissionais de saúde quanto às recomendações anteriores e as atuais relativas à vacinação contra HPV.

Segundo as instruções ministeriais, apenas estados da Região Norte do Brasil devem realizar busca ativa da população de não vacinados, compreendida entre 15 a 19 anos. Além disso, imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras, além de vítimas de violência sexual, de 9 a 45 anos, devem receber o esquema de 2 ou 3 doses, a depender da idade, com intervalos de 0, 2 e 6 meses.

Estão disponíveis as vacinas contra o HPV, ainda, nos Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para pessoas até 45 anos, pertencentes aos seguintes grupos de risco:

- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Pacientes oncológicos;
- Transplantados de células-tronco-hematopoiéticas (TCTH) e de órgãos sólidos (TOS);
- Pessoas vítimas de violência sexual ainda não vacinados contra HPV;
- Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), a partir de 1 ano, mediante prescrição médica contendo CID e indicação.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter