Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Pernambuco prorroga estado de calamidade pública por causa da Covid até 30 de junho de 2021

Testagem da Covid-19 em PernambucoTestagem da Covid-19 em Pernambuco - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco publicou, na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Estado, um decreto que prorroga o estado de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19 até o dia 30 de junho de 2021. A validade do novo decreto é de 180 dias e começa a valer em 1º de janeiro de 2021. 

O texto do decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara, alega como uma das justificativas para a prorrogação a "inexistência de um cronograma definido de início e de conclusão do processo de imunização da população brasileira contra o coronavírus".

Com o estado de calamidade pública, o governo pode adotar medidas de combate à Covid-19 com mais celeridade e menos burocracia, diante do contexto de urgência da pandemia.

Em 20 de março, oito dias após as primeiras confirmações de casos da doença causada pelo novo coronavírus no Estado, o governo havia publicado decreto com a implantação da calamidade pública.

O texto tinha prazo de 180 dias e expirou em 16 de setembro. Em 17 de setembro, um novo decreto foi publicado com a extensão por mais 180 dias.

O decreto ressalta que órgãos e entidades da Administração Pública devem continuar a adotar as medidas necessárias ao enfrentamento da doença trazidas pelo Plano de Convivência com a Covid-19, protocolos do governo para a reabertura das atividades econômicas e sociais.

Coronavírus em Pernambuco
Segundo o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nessa quarta-feira (16), Pernambuco contabiliza 201.851 casos confirmados da Covid-19 - sendo 2.071 no último informe, a terceira maior marca em 24 horas desde o início da pandemia. 

O Estado soma ainda 9.339 mortes, das quais 15 confirmadas na quarta.

Pernambuco ainda ultrapassou a marca dos 175 mil pacientes infectados pela Covid-19 e recuperados clinicamente. São ao todo 175.215 curados, com 1.885 contabilizados na quarta.

Veja também

Oito em cada dez homens mortos por arma de fogo no Brasil são negros, aponta pesquisa
VIOLÊNCIA

Oito em cada dez homens mortos por arma de fogo no Brasil são negros, aponta pesquisa

Greve dos ônibus no Grande Recife: rodoviários fazem nova reunião, e pressão por paralisação aumenta
GREVE

Greve dos ônibus no Grande Recife: rodoviários fazem nova reunião, e pressão por paralisação aumenta

Newsletter