Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Pernambuco realiza 'Dia C' de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, do total de 1.182.444 crianças, pouco mais de 30% do público recebeu a primeira dose da vacina

Vacinação de criança contra a Covid-19Vacinação de criança contra a Covid-19 - Foto: Daniel Tavares/PCR Imagem

Para incentivar a vacinação contra a Covid-19 para o público de 5 a 11 anos e aumentar a cobertura vacinal, o Governo de Pernambuco realiza, neste sábado (26), o ‘Dia C’ de vacinação da faixa etária nos municípios pernambucanos. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, do total de 1.182.444 crianças, pouco mais de 30% do público recebeu a primeira dose da vacina. 

Durante coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (24), o secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a necessidade de vacinar os pequenos contra a doença

“Vacinar as crianças é uma condição primordial para diminuir a circulação viral e também para proteger nossas crianças, que são o nosso futuro. Todas as cidades pernambucanas estão com estoques abastecidos e mobilizadas para o ‘Dia C’ de vacinação. Então, se você é pai ou responsável por uma criança, não acredite em mentiras. As vacinas são seguras e podem salvar seu filho”, destacou. 

Vacinação nos municípios 

Os municípios pernambucanos ampliaram os locais para vacinar os pequenos e a quantidade de vagas para realizar o ‘Dia C’. 

No Recife, os pais ou responsáveis podem levar os pequenos para vacinar sem a necessidade de agendamento, das 08h às 16h, em uma das 157 unidades de saúde do município. Para que a criança seja imunizada, é necessário levar o documento oficial da criança; documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade; e o comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação. 

Para quem não conseguir comparecer às unidades de saúde hoje, a vacinação continua sendo realizada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, em quatro centros: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista. Nesses locais, é necessário fazer o agendamento pelo site do 'Conecta Recife' ou pelo aplicativo. 

Em Olinda, no Grande Recife, também não é necessário o agendamento para participar do mutirão. Além dos pontos tradicionais disponibilizados pela secretaria de Saúde do município, outros locais estão em funcionamento, são eles: Drive Thru no Dogão (Carmo, após o Fortim do Queijo); Facho (PE-15); Academia da Cidade (Alto da Conquista) e Expressinho Vacina (Aguazinha). 

Para que a criança seja imunizada, é necessário que o responsável esteja portando a identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão SUS, CPF e certidão de nascimento da criança. O atendimento é realizado das 09h às 16h

A ação também é realizada no Caps Infantil (Bairro Novo); Caps Nise da Silveira (Rio Doce), Policlínica da Mulher (Varadouro) e Centro da Moda (Av. Presidente Kennedy, Peixinhos). Esses locais também funcionam diariamente na imunização das crianças. Caso o responsável perca o ‘Dia C’, pode realizar o agendamento para imunizar o pequeno em outra data no site: https://vacinacao5a11olinda.tisaude.com/paciente/login.  

Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), é necessário agendar para participar do mutirão através do site do 'De Olho na Consulta' ou pelo aplicativo. A ação ocorre das 08h às 16h, no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; no Espaço Cidadania Ativa, no Socorro; na Estação Cidadania, em Dois Carneiros; na Universidade dos Guararapes (UniFG), em Piedade; e nas policlínicas Marinha Melo (Vila Rica) e Manoel Calheiros (Curado). Além de um ponto no Conselho de Moradores de Portelinha, que funciona das 8h às 12h. Nas policlínicas não é necessário o agendamento. 

Os responsáveis devem estar com o RG ou certidão de nascimento da criança, o CPF ou o cartão SUS da criança e o comprovante de residência. 

Nos outros dias, a vacinação segue nos mesmos locais, exceto nas policlínicas Marinha Melo e Manoel Calheiros e no Conselho de Moradores de Portelinha. Também é necessário realizar o agendamento.

Veja também

Conflitos globais crescem 65% em três anos e impactam economia e segurança alimentar, diz relatório
Índice de Intensidade de Conflito

Conflitos globais crescem 65% em três anos e impactam economia e segurança alimentar, diz relatório

'Não é a conduta que a Polícia deve ter', diz Tarcísio após morte de aluno de Medicina
SÃO PAULO

'Não é a conduta que a Polícia deve ter', diz Tarcísio após morte de aluno de Medicina

Newsletter