Pernambuco realiza Dia D de vacinação para crianças e adolescentes neste sábado (20)
Mais de 2,4 mil salas de vacinação estarão funcionando em todo o Estado
Pernambuco realiza, neste sábado (19), o Dia D de multivacinação para atualização da caderneta de menores de 15 anos e de imunização contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos. Na data, mais de 2,4 mil salas de vacinação estarão funcionando em todo o Estado.
“A campanha de multivacinação é para contemplar e atualizar a caderneta de vacinação, tanto das crianças quanto dos adolescentes até 15 anos. Então, para este público que estiver com a carteira desatualizada, as mães, pais e responsáveis deverão levá-los aos postos de saúde mais próximos de sua residência. Estamos inteiramente mobilizados também para campanha de prevenção à poliomielite, que para crianças de 1 a 4 anos ocorre independente do esquema vacinal", afirmou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
Em Pernambuco, as coberturas vacinais ainda não ultrapassaram o percentual de 70%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), enquanto que o Ministério da Saúde preconizada cobertura acima de 90%. No Estado, 538.868 crianças de 1 a 4 anos de idade estão aptas a receberem a vacina de proteção contra a poliomielite, no entanto, a cobertura vacinal é de 5,70%, com 30.689 doses aplicadas.
Leia também
• Aos 70 anos, pernambucano lançará seu primeiro livro de poesia no Recife
• Lenine e SpokFrevo em show inédito no Recife
• Ativação do 5G: saiba como ter acesso gratuito à antena parabólica
"A poliomielite é uma doença grave, podendo levar a paralisia dos membros inferiores, e até causar o óbito. Essa doença tem em seu histórico o acometimento de muitas crianças nas décadas de 70 e 80 e, após o grande uso da vacinação, nós reduzimos e não tivemos mais nenhum caso registrado há mais de 30 anos no Brasil”, informou Ana Catarina de Melo.
Na estratégia de multivacinação, são alvos crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
A SES lembra que, além do Dia D, a campanha de imunização acontece de forma simultânea até o próximo dia 9 de setembro.