Pernambuco recebe mais 249.150 doses de vacinas contra Covid-19
Mais 249.150 doses de vacinas contra Covid-19 chegaram, em Pernambuco, no final da noite desta sexta-feira (6) e madrugada de sábado (7). Os dois lotes aterrissaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.
A primeira remessa chegou por volta das 22h40, com 152.100 doses da Pfizer/BioNTech e 3.800 do imunizante desenvolvido pela Janssen. À 0h50 do sábado, foi a vez do voo com 93.250 unidades da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.
As novas remessas foram levadas do aeroporto para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), e serão encaminhadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda neste sábado (07.08), onde ficarão à disposição dos municípios.
O governador do estado, Paulo Câmara (PSB-PE), conta que esses novos lotes serão direcionados para a aplicação da segunda dose em pessoas com comorbidades e deficiência, porém as vacinas também serão utilizadas para a primeira dose nas faixas etárias.
Leia também
• Mais agressiva, variante P1 pode ser contida com lockdown e vacinação
• Jaboatão dos Guararapes inicia vacinação contra Covid-19 de público geral acima dos 27 anos
• Ministério da Saúde corrige número de vacinas contra a Covid entregues a SP
“Mais uma vez estamos recebendo várias remessas de vacinas em um mesmo período. Vamos direcionar esses novos lotes para a segunda dose das pessoas com comorbidades e deficiências que já tomaram a primeira aplicação, finalizando seus esquemas vacinais. Mas também vamos destinar uma parte para a primeira dose da população por faixa etária”, explicou o governador Paulo Câmara.
A superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, pediu que a população fique atenta aos avanços no seu município, e quando chegar sua vez, deve procurar rapidamente a vacinação.
"Com esses novos lotes, vamos promover mais um avanço na imunização da nossa população. As doses servirão para completar os esquemas vacinais iniciados pelas pessoas com comorbidades e deficiência, além de permitir que mais pessoas tenham acesso à proteção contra o novo coronavírus”, disse Ana Catarina.
Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 7.680.630 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.649.920 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.629.960 da Coronavac/Butantan, 1.228.500 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.