Pernambuco recebe maior remessa de vacinas da Pfizer/BioNTech
Novos lotes da Pfizer/BioNTech chegaram a Pernambuco no final da noite da última sexta-feira (22). Ao todo, foram entregues 449.280 novas doses do imunizante, representando o maior quantitativo desse fabricante entregue em apenas um dia.
As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre em dois voos comerciais, e de lá seguiram para checagem e divisão por município, processo realizado na sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), Zona Norte do Recife.
Leia também
• Igarassu: vacinação itinerante acontece neste sábado (23), em dois mercados públicos
• Itapissuma realiza mutirão de vacinação neste sábado (23)
• Pfizer afirma que sua vacina anticovid tem mais de 90% de eficácia em crianças
O destino das doses recebidas em 64 volumes será a aplicação de segundas doses na população em geral acima dos 18 anos, além de doses de reforço em pessoas com 60 anos ou mais.
“Os gestores devem ficar atentos à decisão pactuada na última Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pela manutenção do intervalo de 60 dias entre a primeira e segunda aplicação dos imunizantes fabricados pela Pfizer/BioNTech”, declarou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
De acordo com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação em Pernambuco, a redução do intervalo entre as doses do imunizante da Pfizer é um equívoco técnico. Essa redução acarreta na diminuição da efetividade da vacina e, consequentemente, a resposta imunológica do organismo.
Desde janeiro deste ano, quando se deu o início da campanha de vacinação em Pernambuco, o Estado já recebeu 14.339.880 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 4.707.170 foram da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 4.977.180 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.