Logo Folha de Pernambuco

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Pernambuco recebeu novas doses de Coronavac/Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz

Novo lote de vacina chega a PernambucoNovo lote de vacina chega a Pernambuco - Foto: Miva Filho/SES-PE

Anunciados já pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, novos lotes de vacinas contra Covid-19 chegaram a Pernambuco na noite dessa quinta-feira (13).

Um total de 226.850 vacinas contra a Covid-19 foi desembarcado por volta das 21h no  do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife.

Desse total, 86.600 doses são da Coronavac/Butantan, para a segunda aplicação em idosos entre 65 e 69 anos e nos trabalhadores de saúde, e 140.250 são da Astrazeneca/Fiocruz, para a segunda dose de idosos entre 65 e 69 anos.

“Com a nova remessa, pretendemos resolver a questão da aplicação das segundas doses, possibilitando que os municípios criem estratégias para resgatar a população que precisa finalizar os seus esquemas vacinais”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Após o desembarque, as vacinas seguiram armazenamento Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). A previsão era de que a distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), para disponibilização aos municípios, começaria na madrugada desta sexta-feira (14).

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a importância de a população tomar a segunda dose logo que possível, porque somente assim a proteção estará completa. “Mas reforço que, mesmo vacinados, todos devem manter as medidas de proteção, com o uso correto da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social”, acrescentou. 

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) destaca que os municípios receberão cerca de 71 mil doses da Coronavac, e o saldo restante ficará com o PNI-PE "para possíveis ajustes, de acordo com as necessidades e justificativas dos gestores municipais".

Em Pernambuco, nesta campanha, estão sendo vacinados todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter