Pernambuco recebe novo lote da vacina da Pfizer para atender grávidas e puérperas
Pernambuco recebeu um novo lote da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech na tarde desta quarta-feira (26).
As 24.570 doses serão destinadas, segundo o Governo do Estado, para dar seguimento à imunização das gestantes e puérperas (mães que deram à luz há até 45 dias).
O voo com a remessa aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 15h20, e, em seguida, a carga foi enviada para a sede do Programa Estadual de Imunizações, no Recife.
De lá, será distribuída para as 12 sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da manhã desta quinta-feira (27) de acordo com o cronograma do governo estadual.
A remessa da Pfizer foi a segunda de vacina contra a Covid-19 recebida nesta quarta-feira. Pela manhã, havia chegado lote com mais de 240 mil vacinas da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz para ampliar imunização de grupos prioritários.
Leia também
• Em novo cronograma, Saúde reduz previsão de vacinas para junho em 8,4 milhões de doses
• Para tentar conter avanço da Covid-19 no Agreste, Caruaru solicita envio de doses extras de vacina
• Pernambuco recebe lote com mais de 240 mil vacinas e amplia imunização de grupos prioritários
Armazenamento
Ao todo, Pernambuco soma 4.000.160 doses recebidas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 1.925.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 1.959.160, da Coronavac/Butantan e outras 115.830 doses são da Pfizer//BioNTech, vacina que possui especificidades em seu armazenamento, o que exige um diferencial no planejamento do transporte e do armazenamento.
“No Programa Estadual de Imunizações, temos estrutura para o armazenamento desse imunizante em temperatura entre - 25°C e - 15°C, podendo permanecer nessa faixa por até 14 dias. O transporte para as Geres é feito em caminhões refrigerados e as vacinas são acondicionadas em caixas térmicas de isopor com nitrogênio líquido refrigerado", explica a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
Ana Catarina conta que, nas Geres, as doses são armazenadas em freezers que manterão a mesma temperatura do PNI Estadual. "A partir disso, o insumo poderá ser retirado pelos municípios de acordo com a demanda. Mas, para isso, é importante frisar que na rede municipal a vacina pode ficar armazenada entre 2º C e 8° C por um período de, no máximo, 5 dias”, ressalta.