Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Pernambuco recebe 284 mil doses de vacinas contra Covid-19; mais de 17 mil são da Pfizer

Primeiro lote com imunizantes desenvolvidos pela Pfizer chega ao RecifePrimeiro lote com imunizantes desenvolvidos pela Pfizer chega ao Recife - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco.

Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (3), 284 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A carga, que chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, por voo da Latam, pouco depois das 15h, é composta por doses dos imunizantes Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

Esse, aliás, é o primeiro lote com imunizantes desenvolvidos pela Pfizer/BioNTech que o Estado recebe. São 17.550 doses dessa vacina, que, por causa das condições de armazenamento, serão distribuídas apenas entre Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. 

A vacina da Pfizer/BioNTech será armazenada no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), em freezers específicos porque precisa ser acondicionada em uma temperatura entre -25°C e -15°C, podendo permanecer nessa faixa por até duas semanas. 

O PNI-PE ficará responsável por entregar os imunizantes aos municípios, de acordo com as solicitações de cada um. Nas cidades, o imunizante poderá ser guardado em temperatura entre 2°C e 8°C, mas somente por, no máximo, cinco dias. Após aberto o frasco, o prazo para utilização do insumo é de seis horas.

Segundo a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, uma nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada no último domingo (2), estabelece que a segunda dose da Pfizer/BioNTech deverá ser aplicada três meses após a primeira, da mesma forma como acontece com a vacina da Astrazeneca/Fiocruz. 

A nova orientação para todos os Estados ocorreu após análise do comitê técnico do ministério. Até então, era sabido que o intervalo desse imunizante seguia o mesmo padrão da CoronaVac/Butantan, com intervalo máximo sugerido de 28 dias entre as doses. 

Conforme ficou acertado entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e municípios, poderão ser beneficiadas com esse imunizante pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades. 

Outras 267.250 doses que chegaram são da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e serão destinadas às primeiras doses para idosos entre 60 e 64 anos de idade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades. 

Ao contrário do divulgado inicialmente nesta reportagem, não chegaram doses da CoronaVac nesta segunda-feira - uma remessa desse imunizante chegara no último sábado (1º) - foram 14.600 doses.

Com essa nova carga, Pernambuco totaliza 2.930.080 de doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.789.560 da Coronavac/Butantan, 1.122.970 da Astrazeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech.

Até o momento, a campanha de vacinação está beneficiando os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Veja também

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF
economia

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico
NOTIFICAÇÃO

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico

Newsletter