Pernambuco recebe Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro
A cerimônia da premiação aconteceu em Brasília
Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (10), o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro, em cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília.
Leia também
• Lula diz que Brasil pode alfabetizar 80% das crianças até o 2º ano
• Lula: 'Esse país só vai dar certo quando a classe média voltar para a escola pública'
• Pernambuco tem três atrações entre as dez mais fotografadas do Google Maps no Brasil; confira quais são
"Para nós, é uma alegria poder estar aqui e ver o reconhecimento de algo tão nobre para o nosso país. O nosso Estado, particularmente, elevou em 40% o nível de alfabetização de 2023 a 2024. Mas a gente sabe do grande desafio que é a educação no Brasil. Nosso compromisso, como líderes, como homens e mulheres que têm a capacidade de influenciar a vida daqueles que moram nos nossos estados, é de não deixar ninguém para trás. Se nós não investirmos nos nossos meninos, não seremos capazes de reduzir a desigualdade social e, muito menos, a regional", destacou a governadora Raquel Lyra na solenida.
A premiação é uma iniciativa do MEC e faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca atestar boas práticas das secretarias de educação estaduais e municipais, voltadas a assegurar o direito à alfabetização.
Presente na cerimônia, o presidente Lula reforçou o compromisso com incentivo à educação.
"A gente nunca será desenvolvido se não apostarmos na educação. Toda criança, independentemente da origem, da cor, tem o direito de ter uma educação plena, como todas as pessoas merecem neste país. O único caminho que temos é o investimento em educação", disse o presidente.
Pernambuco foi um dos 13 estados agraciados com o selo de ouro no evento. Além disso, mais de 80 municípios pernambucanos também receberam a premiação.
Durante o seu discurso, a chefe do Executivo estadual destacou os bons resultados alcançados até o momento com o Juntos Pela Educação, programa que conta com um investimento de R$ 5,5 bilhões para a realização de ações nesta área.
Um exemplo é que, pela primeira vez na história, Pernambuco superou a taxa nacional de alfabetização, com 59% dos estudantes alfabetizados na idade certa. O número fica acima da média do país, que é de 56%.
Esta foi a primeira edição deste evento, que também contou com a presença do secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, além de ministros, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e de diversos governadores, prefeitos e prefeitas e gestores de educação.