Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Pernambuco recebe 60.900 doses da vacina pediátrica da Pfizer para a segunda dose contra a covid

Público-alvo são as crianças de 5 a 11 anos.

Vacina pediátrica da PfizerVacina pediátrica da Pfizer - Foto: Miva Filho/SES-PE

Pernambuco recebeu mais uma remessa de vacina pediátrica contra a covid-19. Lote de 60.900 doses do imunizante da Pfizer foram entregues nesta quarta-feira (9) na sede do Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE), no Recife, e serão usadas para finalizar o esquema vacinal, com aplicação de segunda dose, para as crianças de 5 aos 11 anos.

A vacinação da segunda dose da Pfizer nas crianças começará na próxima semana, período em que começa o intervalo de oito semanas a partir da primeira aplicação - a imunizaçao infantil com o imunizante desse fabricante teve início em 14 de janeiro último.

“Chamamos a atenção dos gestores municipais e dos responsáveis por essas crianças que, a partir da próxima semana, inicia-se o período de aplicação da segunda dose daqueles meninos e meninas que iniciaram seus esquemas vacinas nos primeiros dias da campanha com esse imunizante”, reforça a superintendente de Imunizações, Ana Catarina de Melo.

De acordo com o Governo de Pernambuco, a distribuição dessas doses para os municípios começa nesta quinta-feira (10). “A estratégia de cada território deve estar atenta para buscar este público e ofertar a segunda dose em tempo oportuno. Não devemos dar brecha para criação de bolsões de crianças desprotegidas”, acrescentou.

No Brasil, podem receber a vacina Coronavac as crianças de 6 a 11 anos, exceto as imunossuprimidas, que devem receber exclusivamente a vacina Pfizer. As crianças de 5 anos também só podem receber o imunizante da Pfizer.

Essa remessa foi a 12ª de vacina pediátrica contra a covid recebida por Pernambuco. O governo aponta que, até essa terça-feira (8), foram aplicadas 515.857 primeiras doses (cobertura de 43,63%) no público pertencente à faixa etária de 5 a 11 anos. Também receberam a segunda dose 25.132 crianças - no caso, da Coronavac, cujo intervalo entre as duas aplicações é de 28 dias.

Veja também

Newsletter