Logo Folha de Pernambuco

INCLUSÃO

Pernambuco receberá primeira edição da Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência

Evento, que acontece no Parque Dona Lindu, marca a luta do movimento por políticas públicas efetivas de acessibilidade

Pernambuco receberá primeira edição da Parada do Orgulho de Pessoas com DeficiênciaPernambuco receberá primeira edição da Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência - Foto: André Fernandes/bocadosolhos

Pernambuco recebe, pela primeira vez, no próximo sábado (30),  a Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência (PCD).  O evento, que acontecerá a partir das 12h no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, marca a luta do movimento PCD pela equidade de direitos, acessibilidade e exercício de políticas públicas efetivas para a comunidade.

A Parada PCD Pernambuco é um evento realizado pela ONG Vale PCD e o coletivo Quilombo PCD, que promove um trabalho pela luta antirracista e anticapacitista.

A Parada PCD ganhou sua primeira edição nacional em setembro de 2023, em São Paulo. No Nordeste, o movimento ja passou pela Bahia, em 21 de janeiro.

Priscila Siqueira, pernambucana e fundadora do Vale PCD, ONG pela visibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência LGBTQIAPN+, destaca a força do movimento no Estado e a necessidade da discussão acerca dos direitos da Pessoa com Deficiência.

“Apesar de ser um movimento que acaba alcançando outros estados do Brasil, o Vale PCD começou aqui e tem uma raiz muito forte aqui. Por isso, o foco no Nordeste é extremamente importante. Por aqui pouco se fala em diversidade e pessoas com deficiência. Não temos locais acessíveis, visibilidade e apoio que precisamos para ter dignidade”.

Somando lutas
Weverton Fonseca, psicólogo e fundador do Quilombo PCD, ressalta que a parceria entre as organizações fortalece o movimento e o debate:

“A participação dos movimentos sociais é importante para que nossos objetivos cheguem cada vez mais longe e para que a gente consiga elaborar propostas e projetos que vão beneficiar toda a comunidade com deficiência”.

Fonseca pontua, ainda, que a parada é fruto de movimentações que aconteceram há muitos anos sobre os direitos, a permanência e a ampliação dos direitos, pertencimento e do entendimento da sociedade de que a deficiência não é motivo para exclusão das pessoas, mas sim de aproximação enquanto sociedade: "A deficiência é uma das características dos indivíduos, mas não é a única. Entender a complexidade humana e que pessoas com deficiência são sujeitos ativos na sociedade só traz beneficis”.

Programação
A semana da Parada PCD Pernambuco contará com uma programação diversificada que terá início no dia 25 de março, com Ciclo de Debates sobre temáticas diversas, Mostra de Cinema e Festa. 

Palestra - Saúde PCD/Mercado de Trabalho PCD/Acessibilidade Cultural/Tecnologia/Comunicação - 25/03 - 13h-18h - Auditório da OAB Recife

Debate entre instituições, conselhos e elaboração de carta colaborativa para reivindicação de direitos na cidade - 26/03 - 14h-17h -Auditório da OAB Recife

Festival de Curtas e Cine Debate - 27/03 - 14h-16h - Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) – Derby

Festa Vale Tude - 28/03 - 20h-04h - Pajubar

Parada do Orgulho PCD - 30/03 - 12h -Parque Dona Lindú

 

Serviço
Local: Parque Dona Lindu, av. Boa Viagem

Horário: Concentração às 12h

 

Veja também

Declaração final do G20 reitera metas do Acordo de Paris
G20

Declaração final do G20 reitera metas do Acordo de Paris

Presidente do Paraguai, Santiago Peña, é hospitalizado no Rio
Cúpula do G20

Presidente do Paraguai, Santiago Peña, é hospitalizado no Rio

Newsletter