Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Pernambuco receberá 62 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19

Lote deve chegar até o fim de semana, mas o Ministério da Saúde ainda não estipulou a data

Vacina contra a Covid desenvolvida pela empresa Janssen, braço farmacêutico da Johnson & JohnsonVacina contra a Covid desenvolvida pela empresa Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson - Foto: Frederic J. Brown/AFP

Após a chegada no Brasil de 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, Pernambuco aguarda o recebimento do primeiro lote do imunizante ainda nesta semana, embora o Ministério da Saúde não tenha precisado a data na qual as entregas aos estados serão realizadas. 

Segundo o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a remessa que virá a Pernambuco terá 62.250 mil doses. Vale lembrar que o imunizante é realizado em dose única. 

O Estado também aguarda a chegada de novas remessas da CoronaVac/Butantan (117.800 mil) e da Pfizer/BioNTech (94.770). Esses têm previsão de chegar, no máximo, até sexta-feira (25).   

Difernte das últimas remessas recebidas pelo Estado, com a CoronaVac/Butantan e a AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que tiveram a recomendação de serem usadas apenas para segundas doses, esses imunizantes com previsão de chegada até o final de semana, permitirão a abertura de novos grupos para vacinação. 

“A CoronaVac vai poder ser agora usada para aplicação de primeira dose, dividindo por dois o quantitativo que chegar para poder garantir a primeira dose. A Pfizer, todas elas serão para os municípios usarem em primeira dose. Nesse momento, o PNI está com dificuldade de garantir primeira dose de AstraZeneca (Fiocruz), então pediu que todas as doses que chegarem sejam guardadas para garantir a aplicação das segundas doses”, explicou Longo.  

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter