Governo de Pernambuco reforça estoque de testes de Covid-19 dos municípios
Secretaria Estadual de Saúde alerta para importância das gestões municipais fortalecerem estratégias de testagem
O governo de Pernambuco enviou, netes primeiros dias de junho, mais de 3 mil testes para os munícipios do Estado. A iniciativa busca fazer com que as gestões locais fortaleçam suas estratégias de testagem. Desde o início da pandemia, mais de 1,9 milhão de unidades já foram ofertadas.
"Nesse momento em que percebemos um aumento da positividade da Covid-19, é importante que os municípios intensifiquem a testagem, abrindo novos centros e solicitando mais testes ao Estado. É importante lembrar que as doenças respiratórias estão na sazonalidade, então precisamos identificar os vírus e isolar os casos positivos de Covid", explicou Patrícia Ismael, secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE.
Leia também
• Covid-19: hospitais privados registram aumento de 94% de casos da doença no Brasil
• Pernambuco registra, nesta quinta (9), seis mortes e 1.166 casos de Covid-19
• Covid-19 já representa quase 70% dos casos de SRAG no Brasil, diz Fiocruz
Em maio, a Secretaria de Estadual de Saúde (SES-PE) enviou 2,7 mil testes aos municípios que solicitaram os insumos. Contando ainda com 1,2 milhão de testes em estoque, a secretaria orienta que as pessoas busquem os postos abertos em seu respectivos municípios.
"Precisamos qualificar a vigilância epidemiológica do novo coronavírus na ponta da atenção à saúde. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde tem abastecido frequentemente os municípios com testes rápidos de antígeno. As gestões também precisam cumprir seu papel e implementar serviços de testagem para seus munícipes, evitando que a população precise se deslocar para os grandes centros em busca de exames", finaliza a secretária Patrícia Ismael.