Logo Folha de Pernambuco

dengue

Pernambuco registra 25.453 casos prováveis de dengue; SES-PE observa queda de incidência da doença

Do total de casos prováveis, 3.809 já foram confirmados. Os demais estão sendo investigados pela pasta

Pernambuco tem 25.453 casos prováveis de denguePernambuco tem 25.453 casos prováveis de dengue - Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Pernambuco contabiliza 25.453 casos prováveis de dengue. Do total, 3.809 já foram confirmados. Os demais estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que notificou 76 casos graves e quatro morte pela doença.

Os dados são do mais recente Informe Epidemiológico de Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (22). O documento contém números das semanas epidemiológicas de 1 a 20, que correspondem ao período de 31 de dezembro de 2023 a 18 de maio deste ano.

A incidência é de 281 casos prováveis por 100 mil habitantes. O documento aponta que o número de casos prováveis de dengue é 537,8% maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 3.991 casos.

Apesar disso, a Secretaria Estadual de Saúde observa uma tendência de diminuição na incidência de novos casos de dengue em Pernambuco. 

"A tendência à queda na entrada de casos prováveis vêm caindo por duas vias: uma na redução direta de casos novos e a outra pelo descarte de casos suspeitos não confirmados. É um comportamento esperado e já previsto devido ao comportamento desses grupos de doenças. O fato mais importante dessa temporada foi o estado não ter entrado em alta incidência", explicou o diretor geral de Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra.

De acordo com a SES-PE, até o momento, 20 óbitos suspeitos foram analisados e já descartados. Outras 28 mortes foram notificadas para arboviroses e seguem em investigação, que é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município onde a vítima residia. 

Depois disso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte, segundo informou a SES-PE.

O levantamento também aponta que a maior incidência dos casos prováveis de dengue foi notificada em mulheres da faixa etária de 20 a 29 anos.

Nesta nova publicação, 59 municípios pernambucanos configuram baixa incidência para casos de dengue, 69 cidades no estágio de média incidência. Em alta incidência aparecem 56 localidades.

Chikungunya e Zika
O Informe Epidemiológico de Arboviroses também traz 3.946 casos prováveis de Chikungunya, sendo 456 deles já confirmados. A incidência é de 43,6 casos por 100 mil habitantes.

Além disso, o documento também aponta que Pernambuco investiga 355 casos prováveis de Zika, sendo 49 deles em mulheres grávidas. Nenhum caso foi confirmado até o momento.

Veja também

Newsletter