Logo Folha de Pernambuco

Quarentena em Pernambuco

Pernambuco registra 41% de isolamento no primeiro dia da quarentena rígida

Especialistas indicam um mínimo de 50% necessário para conter com maior eficácia o avanço da Covid-19

Bairro do Recife, na área central do RecifeBairro do Recife, na área central do Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A quarentena em Pernambuco começou com 41% de isolamento social nessa quinta-feira (18). 

Os dados são disponibilizados pelo Instituto Inloco e obtidos a partir do sistema de georreferenciamento dos celulares.

Especialistas indicam um mínimo de 50% necessário para conter com maior eficácia o avanço da Covid-19. 

Com diversos estudos que apontam essa necessidade do isolamento social para reduzir os números da doença, a quarentena no Estado segue até 28 de março, com a restrição de serviços e atividades consideradas não essenciais. A medida vale para todos os 184 municípios pernambucanos.

O maior índice de isolamento foi registrado na cidade de Orocó, no Sertão do Estado, com 65%. Em seguida, aparecem Saloá, no Agreste, e Itapetim, no Sertão, com 57,1% e 52,4%, respectivamente.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o maior percentual foi da Ilha de Itamaracá, que fechou o acesso terrestre a moradores, com 51,5%.

No Recife, o isolamento foi de 42,7%. Em Jaboatão dos Guararapes, 39,7% dos moradores ficaram em casa. Em Olinda, o índice foi de 43,7%. As duas últimas estão na RMR.

Não foram divulgados dados para 46 municípios segundo a tabulação feita pelo Minisério Público de Pernambuco.

O menor índice de isolamento total do Estado foi contabilizado em Fernando de Noronha, com 12%. O arquipélago não segue a quarentena rígida do restante do Estado e tem restrições em vigor apenas entre 22h e 5h.

Entre as cidades em quarentena rígida, os menores indíces foram de Carnaíba, no Sertão, e Lagoa dos Gatos, no Agreste, onde o isolamento foi de 16,0% e 16,1%, respectivamente. 

Um dia antes, na quarta-feira (17), o Estado havia registrado um índice de isolamento de 32,3% - um dos menores desde o início da pandemia de Covid-19. O aumento entre a quarta e a quinta, portanto, foi de quase nove pontos percentuais.

O menor índice da série histórica foi registrado em 26 de fevereiro, com 31,1%.

O maior índice registrado em Pernambuco nesses doze meses da pandemia ocorreu em 22 de março, na primeira semana após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no Estado. Naquele dia, 62,2% dos pernambucanos não saíram de casa segundo o Inloco.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter