Logo Folha de Pernambuco

Boletim

Pernambuco registra cinco mortes e 96 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Com isso, Pernambuco totaliza 644.189 casos confirmados da doença, sendo 55.297 graves e 588.892 leves

Teste de coronavírusTeste de coronavírus - Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Pernambuco registrou cinco mortes e 96 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados são do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta segunda-feira (27).

Entre os casos confirmados, 7 (7%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 89 (93%) são leves. Com isso, Pernambuco totaliza 644.189 casos confirmados da doença, sendo 55.297 graves e 588.892 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também estão sendo contabilizados cinco óbitos, ocorridos entre os dias 19 de janeiro deste ano e este domingo (26). Com isso, o estado totaliza 20.414 mortes pela Covid-19. Entre as mortes confirmadas estão a de pessoas residentes dos municípios de Frei Miguelinho (1), Itambé (1), Olinda (1), Palmares (1) e Recife (1). Com isso, o Estado totaliza 20.414 mortes pela doença.

Os pacientes tinham entre 46 e 88 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 70 a 79 (3) e 80 e mais (1). Três tinham doenças preexistentes: Diabetes (3), hipertensão (1) e doença cardiovascular (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

Influenza A
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (27.12), mais uma rodada de resultados de exames para a Influenza. Na nova análise, foram obtidas 1.370 amostras laboratoriais positivas, sendo 1.361 para o subtipo A (H3N2) e 9 A não subtipadas.

Com isso, totalizam 1.592 casos da doença em Pernambuco desde o início deste ano, sendo 1.578 do subtipo H3N2 (1.577 por critério laboratorial e 1 por clínico-epidemiológico) e 14 casos não subtipados. As análises estão sendo realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

Do total de casos registrados até agora, 118 (7,5%) apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Também foram registrados mais dois óbitos. Com isso, o Estado soma cinco mortes confirmadas pela influenza A (H3N2). Os dois novos óbitos são de uma criança do sexo feminino de 1 ano e cinco meses, residente de Olinda; e um idoso do sexo masculino de 68 anos de idade, residente do Recife. Ambos tinham comorbidades: a criança tinha distúrbio do coagulação. Já o idoso era portador de doença vascular crônica.

“Somos todos responsáveis pelo controle da Covid-19 e também da influenza. Especialmente neste período de festas de final de ano e de férias escolares, a adoção e o reforço no distanciamento físico, no uso correto da máscara e na lavagem das mãos é uma questão de proteção à vida. E precisamos de uma atenção especial com os idosos, as crianças e pessoas com comorbidades severas, que são os grupos mais suscetíveis ao agravamento”, disse.

Testagem
A vigilância do vírus da influenza em Pernambuco segue padrões específicos estabelecidos - em nível mundial e nacional – de, prioritariamente, acompanhar as cepas decorrentes tanto de casos confirmados em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); quanto de casos leves de pacientes com Síndrome Gripal (SG), atendidos em unidades de saúde sentinelas.

Essas unidades realizam o atendimento dos casos, a notificação e o encaminhamento das informações e das amostras para a unidade laboratorial, o Lacen-PE, responsável por analisar as amostras coletadas dos pacientes, sendo suficiente para o cumprimento dos objetivos de conhecimento da circulação do vírus influenza e da identificação dos agentes etiológicos, fundamentais para o desenvolvimento das atividades da vigilância.

Apesar de clinicamente semelhantes, as testagens para Covid-19 e influenza não seguem a mesma regra. Nesse cenário, e considerando a manutenção da prioridade de testagem para a Covid-19 nos pontos específicos para a realização deste tipo de coleta, é importante ressaltar que não há necessidade de investigação caso a caso dos pacientes de influenza.

Diante de qualquer quadro gripal, a recomendação é o isolamento de contatos próximos para evitar contaminações e o uso da plataforma Atende em Casa para buscar orientações de como proceder. O acesso ao sistema, uma parceria do Governo de Pernambuco com a Prefeitura do Recife, pode ser por aplicativo disponível em celular Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br. Após digitar informações básicas, o sistema conduzirá a ocorrência de acordo com a gravidade de cada caso.

Além disso, é importante manter as medidas de higiene e não farmacológicas, como o uso de máscara e higienização das mãos. Havendo qualquer necessidade clínica, o usuário do SUS pode procurar atendimento médico na rede de saúde de seu município.

Vacinação
Pernambuco já aplicou 14.702.882 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 7.277.657 aplicações (cobertura de 94,61%). Do total, 6.245.599 pernambucanos (81,19%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.072.498 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 1.179.626 (cobertura de 17,86%).

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

Veja também

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo
CIÊNCIA

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano
Diplomacia

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano

Newsletter