Pernambuco registra mais um caso de Síndrome Pediátrica associada à Covid-19
O paciente, de dois anos, já obteve alta
Pernambuco registrou mais um caso da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) associada à Covid-19. O paciente, de dois anos, já obteve alta. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) desta terça-feira (29).
Leia também
• Casos de síndrome respiratória aguda grave caem no Brasil
• Pernambuco notifica novo caso de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica
• Casos de síndrome respiratória grave no País voltam a subir pela 1ª vez desde julho
A criança que foi recentemente diagnosticada e notificada com a SIM-P é um menino residente em Petrolina, cidade do Sertão pernambucano. O menino recebeu alta no último dia 21.
A SIM-P associada à Covid-19 se manifesta após o contágio pelo novo coronavírus. A síndrome é caracterizada por febre persistente e elevada, podendo ser seguida por sintomas como pressão baixa, comprometimento de múltiplos órgãos e elevados marcadores inflamatórios.
Com esse caso, Pernambuco soma 26 crianças que foram diagnosticadas com a SIM-P. Dessas, 24 evoluíram para cura e alta hospitalar e 2 morreram. Do total, 25 tiveram resultado positivo para Covid-19 e 1 teve contato comprovado com pessoas confirmadas para o novo coronavírus. Dos casos registrados até o momento, 14 são do sexo masculino e 12 do feminino, com idades entre 1 e 14 anos.
Dos 26 casos, 24 são de Pernambuco - Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Paulista (1) e Petrolina (1) - e 2 de outros estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico no Estado.