Saiba como está a vacinação de profissionais de saúde em Pernambuco nesta terça-feira (19)
Nove profissionais de saúde, do Hospital de Referência à Covid-19, na unidade de Boa Viagem, entraram, nesta terça-feira (19), na lista de pernambucanos já vacinados contra o coronavirus. Com a presença do Governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário de saúde, André Longo, o grupo recebeu a primeira dose do processo de imunização contra a doença.
Os contemplados nesta etapa foram o médico intensivista Manoel Alves, de 47 anos; a técnica de emfermagem Alexina Codeceira, 50; a enfermeira Cristiane Gomes, 50; a auxiliar de farmácia Sandra Lopes, 55; a nutricionista Janaina Nascimento, 44; a assistente social Valmira Melo, 48; a fonoaudióloga Cristiane Neves, 47; a psicóloga Maria Renata Braga, de 39; e a fisioterapeuta Lidier Roberta, de 34.
Depois de tudo que vivemos, com sofrimento, perdas e choro, ser vacinado e saber que existe uma possibilidade de prevenir a doença emocionante. Tive Covid-19 em maio, cheguei a ir até a emergência, mas depois conclui os cuidados em casa. Vou me lembrar deste dia para o resto da minha vida. Viva o SUS", afirmou Lidier, uma das primeiras a receber a dose nesta manhã.
Leia também
• Distribuição das primeiras doses da vacina contra Covid-19 em Pernambuco usa seis caminhões
• 'Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar', disse a primeira vacinada em Pernambuco
• Momento histórico: vacina contra a Covid-19 é aplicada pela primeira vez em Pernambuco
"Essa vacina representa a luz no fim do túnel porque, através dela, enxergamos a possibilidade do fim da pandemia. Mas é importante salientar que, mesmo com a vacinação, não podemos baixar a guarda. Devemos continuar com as medidas de higienização e isolamento, usando máscaras, até que todos estejam vacinados e os casos comecem a cair", declarou Manoel.O secretário de saúde do Estado, André Longo, explicou quantas pessoas serão beneficiadas inicialmente com a primeira carga de vacinas que chegou a Pernambuco. "No momento, só temos condições de atender a 20% do primeiro grupo prioritário (profissionais de saúde). Das 627 mil que receberão ao todo, 130 serão vacinadas agora. Começamos pelos trabalhadores que arriscaram a vida para salvar outras vidas", frisou.
"A expectativa é que até as 14h, as vacinas estejam em todas as gerências regionais para serem pegas pelos municípios, para que a vacinação comece em todo o estado ainda nesta terça", completou.Ainda de acordo com Longo, não há previsão para o recebimento de mais doses. "Estamos discutindo isso no Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saude, do qual sou vice-presidente do Nordeste", disse.
"Estamos pressionar para ter respostas, com um cronograma factível, dando segurança. O ideal é não interromper o processo de vacinação. As doses que chegaram não são suficientes para o primeiro grupo. Elas devem durar uma semana, 10 dias. Não podemos interromper o processo, mas a resposta para isso está no Governo Federal e na relação que ele tem com o Instituto Butantã, Fiocruz e com outros países. É preciso cobrar celeridade do Governo Federal para que as vacinas cheguem. Nós estamos preparados. Já distribuímos 1,5 milhão de seringas e agulhas para os municípios, mas só chegaram 270 mil doses. Temos um longo caminho a percorrer. Até ter uma imunização de maior contingência, devemos manter os cuidados básicos de higiene, com distanciamento social e uso correto da máscara", salientou o gestor.
Paulo Câmara destacou como tem funcionado o diálogo com outros estados e o Governo Federal para agilizar o recebimento das vacinas, definindo ainda a meta de imunizados que Pernambuco pretende agir inicialmente.
"Segundo o Governador de São Paulo, a Coronovac pode iniciar uma produção de 30 milhões de doses por mês. Esperamos também ainda os insumos e autorização da vacina da Fiocruz, fazendo com que tenhamos quantidade suficiente para todos. A previsão é vacinar três milhões de pernambucanos nas quatro primeiras etapas", apontou.
Funcionando hoje com 100% de sua capacidade, o Hospital de Referência à Covid-19, antigo Alfa, tem 270 leitos ativos, sendo 150 de enfermaria e 120 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em tempo recorde, a estrutura passou por ampla reestruturação e abriu as portas no dia 15 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Pela unidade passaram, de abril até agora, 4.018 pacientes, dos quais 2.650 já tiveram alta.
O Hospital conta com equipamentos de tomografia computadorizada, raios x, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia e broncoscopia. Entre os meses de abril e dezembro de 2020 foram realizados 7.171 exames de raios x, 2.209 tomografias e 257.836 exames laboratoriais.
Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a vacinação começa nesta terça-feira (19). Segundo a prefeita Raquel Lyra, as primeiras doses serão aplicadas no Hospital Municipal Manoel Afonso. "Vamos iniciar a vacinação com os trabalhadores de saúde que estão diretamente no serviço ligado à Covid-19", disse a gestora.