Logo Folha de Pernambuco

Vacina contra Covid-19

Pernambuco suspende vacinação de grávidas sem comorbidade após orientação do Ministério da Saúde

GestanteGestante - Foto: Pixabay

Após orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) determinou a suspensão da vacinação contra a Covid-19 de mulheres grávidas e puérperas sem comorbidades no Estado.

Apenas as gestantes e mulheres que tiveram filhos há 45 dias e que tenham doença pré-existente devem continuar sendo vacinadas contra o coronavírus - e com o imunizante da Pfizer e a CoronaVac/Butantan.

O uso da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz segue suspenso para todas as grávidas e puérperas.

A SES-PE informou ainda que reúne de forma extraordinária, nesta quarta-feira (12), o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

Na reunião, será debatido e pactuado o processo de vacinação no Estado diante da problemática envolvendo grávidas e puérperas.

As secretarias de Saúde de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, que usam a vacina da Pfizer, afirmaram à reportagem do Portal Folha de Pernambuco que vão seguir a preconização do Ministério da Saúde e da SES-PE. A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) não retornou o contato.

O Ministério da Saúde deve divulgar, nos próximos dias, uma nota técnica com mais esclarecimentos sobre a vacinação no público de mulheres gestantes e puérperas, inclusive sobre o cumprimento do esquema vacinal daquelas que já fizeram a primeira dose com a AstraZeneca.

A suspensão da vacinação em todo o País de mulheres grávidas e puérperas ocorre como precaução em meio à investigação de um óbito por acidente vascular cerebral (AVC) de uma gestante de 35 anos que recebeu a vacina no Rio de Janeiro. A relação desse caso com a vacina, porém, ainda não foi comprovada.

Até o momento, ao menos 22.295 gestantes já foram vacinadas no País, segundo os dados do Ministério da Saúde. Dessas, 15.014 receberam a vacina da AstraZeneca; 3.414, a CoronaVac e 3.867, a vacina da Pfizer.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter