Pernambuco tem 118.733 pessoas vacinadas contra a Covid-19
Primeiras doses de imunizantes chegaram ao Estado no último dia 18 de janeiro
Duas semanas após o início da vacinação contra a Covid-19, 118.733 pessoas que fazem parte do público prioritário da campanha em Pernambuco tomaram a primeira dose de um dos imunizantes que estão sendo usados no País.
O dado foi divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). As primeiras doses chegaram ao Estado no último dia 18 de janeiro.
Até agora, já foram vacinados 36,5% dos 75.159 idosos com mais de 85 anos (26.189 doses aplicadas). A imunização nessa faixa etária teve início na última terça-feira (26), após a chegada das primeiras doses da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.
Entre a população indígena aldeada, a vacinação alcançou, nesta segunda-feira, 18.066 dos 26.729 (67%). Já entre os idosos em asilos (população estimada em 2.462 pessoas) e pessoas com deficiência institucionalizadas (130 pessoas), o número de doses aplicadas superou a meta inicialmente estimada e alcançou 180% (4.422 imunizações) e 185% (240 imunizações) do total, respectivamente. Esse público está sendo imunizado com a CoronaVac/Butantan.
É o mesmo imunizante utilizado entre os profissionais da saúde. Entre os mais de 118 mil vacinados em Pernambuco, até o momento, 69.816 são trabalhadores da saúde, considerando as redes pública e privada. Isso corresponde a 59% do total de doses encaminhadas, até o momento, para esse público no Estado (117.638 doses).
Pernambuco, até agora, recebeu 393 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 309,3 mil da Sinovac/Butantan.
O quantitativo, segundo o Governo do Estado, é suficiente para proteger 100% dos idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, idosos a partir dos 85 anos e população indígena aldeada.
Além disso, as doses contemplam 40% dos trabalhadores de saúde do Estado. A partir da disponibilidade de mais imunizantes, a SES-PE dará seguimento à campanha com a ampliação na população beneficiada.
Leia também
• Mundial de Clubes terá campanha de Fifa e OMS por vacinação contra Covid-19
• A idade, outro fator de discórdia na Europa sobre a vacina da AstraZeneca
• Covax enviará vacinas de AstraZeneca e Pfizer à América Latina
Um comitê técnico estadual faz o acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. Participam diversos setores técnicos, além de outras secretarias estaduais e órgãos como o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), a Sociedade Brasileira de Imunizações em Pernambuco (SBIm), a Sociedade Pernambucana de Infectologia, a UFPE e a UPE.
Esses entes auxiliam o Estado na tomada de decisões e nas estratégias que serão implementadas para garantir a segurança de todo o processo e a acessibilidade dos que integram os grupos prioritários.
A SES-PE também tem realizado reuniões periódicas com os gestores municipais, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para pactuações e orientações relacionadas à campanha de imunização.