Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Pernambuco tem hoje mais leitos do que em qualquer outro momento da pandemia

Mesmo quando o Estado tinha hospitais de campanha montados, a quantidade de leitos disponíveis era inferior ao que se tem atualmente

Leito de UTI para Covid-19Leito de UTI para Covid-19 - Foto: Divulgação

A rede pública estadual de Saúde de Pernambuco conta, neste momento, com 2.621 leitos dedicados aos pacientes da Covid-19, sendo 1.466 de UTI. Esse é o maior volume de leitos destinados aos infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

A necessidade de criação e manutenção de mais leitos reflete uma realidade preocupante: há mais leitos, mas o percentual de ocupação continua superior a 90%. Nesta sexta-feira (26), a ocupação de UTI na rede pública estadual marcou 96%. 



Até então, o máximo de leitos disponíveis pela Central Estadual de Regulação Hospitalar havia sido registrado em 20 de junho do ano passado, quando havia 2.541 vagas, sendo 972 de UTI. O número atual de ocupantes de leitos de UTI, superior a 1.400 pessoas, não caberia nos leitos de junho de 2020. 

Apenas neste mês de março, até esta sexta-feira (26), em 26 dias foram colocados efetivamente em operação 450 leitos de terapia intensiva – número que corresponde a 7,5 vezes a capacidade instalada de UTI do Hospital da Restauração, que é um dos maiores hospitais públicos do Brasil e a maior emergência do Norte e Nordeste.

Entre os 450, os mais recentes foram abertos nesta sexta-feira: 15 leitos de UTI, sendo 5 no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife, e 10 no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter