Logo Folha de Pernambuco

Plano de Convivência

Pernambuco terá eventos-teste com até 1,2 mil pessoas em setembro

Secretária Ana Paula Vilaça Secretária Ana Paula Vilaça  - Foto: Heudes Regis/SEI

Em setembro, Pernambuco terá os primeiros eventos-teste com até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. O anúncio foi feito pela secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, em coletiva, nesta quarta-feira (25).

Segundo a secretária, o público dos eventos, que servirão de teste para os protocolos do selo Passe Seguro PE, terá que ter recebido as duas doses ou uma dose e com teste negativo para o coronavírus.

Produtores e organizadores de eventos podem solicitar a realização ao Governo do Estado, que irá avaliar e autorizar ou não a realização. Os eventos poderão ter até sete horas de duração e deverão ser encerrados até meia-noite. 

“Todas as medidas de flexibilização estimulam as pessoas a se vacinarem. Só assim conseguiremos continuar flexibilizando novas atividades. Em diálogo com o setor, resolvemos realizar eventos-teste em setembro, como forma de testar a aplicação dos protocolos sanitários e os aplicativos. É uma forma do governo estimular a vacinação”, disse Ana Paula.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que 80% dos ingressos deverão ser destinados para pessoas com segunda dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os demais 20% serão para pessoas com primeira dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização. 

O público deverá permanecer sentado e o uso da máscara permanece obrigatório, exceto na hora do consumo de comidas ou bebidas. 

“Produtores e organizadores devem encaminhar os seus pedidos para o governo para receber aval da Secretaria de Saúde e do Procon. A partir daí, poderemos avançar nos meses seguintes, com bases no resultados desses primeiros eventos, para ampliar a capacidade de carga”, acrescentou a secretária-executiva.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter