Pernambuco terá novo centro de testagem da Covid-19 para demanda espontânea
A partir da próxima quarta-feira (11), o Estado terá três centros de testagem da Covid-19 por livre demanda
Visando aumentar a oferta de testes para a Covid-19 no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (5), a abertura de um novo centro de testagem por demanda espontânea. O novo centro funcionará no Ginário Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, a partir da próxima quarta-feira (11).
Leia também
• Covid-19: entrega de vacinas da AstraZeneca aguarda dados de testes
• Covid-19: testes devem ter papel maior nas viagens internacionais
• Pandemia implode sistema de testes, e Alemanha e França reimpõem bloqueios
"Essa é uma parceria com a Prefeitura do Recife, que cedeu o Geraldão, para que possamos receber a população por livre demanda, sem necessidade de agendamento, a partir da próxima quarta-feira", informou o secretário de Saúde André Longo, sobre o novo centro de testagem.
No Estado, outros dois centros de testagem funcionam no modelo "drive-thru": um no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) e outro no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE).
O Cecon-PE, em Olinda, funciona com atendimento de forma espontânea de domingo a domingo, a partir das 8h até a capacidade de 400 exames. Já o Ceasa, no bairro do Curado, no Recife, atende de segunda a sexta, das 7h às 15h, com capacidade de 300 atendimentos.
Outros dois centros funcionam por agendamento prévio pelo Atende em Casa, tanto pelo aplicativo quanto pelo site. Há o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife; e, para profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, o centro de testagem está montado na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), na avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife (segunda a sexta-feira, das 8h às 15h).
Desde o início da pandemia, mais de 629 mil exames foram realizados em Pernambuco, sendo mais de 297 mil de RT-PCR. Entre as análises de biologia molecular, 76,8% foram feitas na rede estadual, entre o Lacen-PE e os laboratórios parceiros e conveniados.