Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Pernambuco terá novo centro de testagem da Covid-19 para demanda espontânea

A partir da próxima quarta-feira (11), o Estado terá três centros de testagem da Covid-19 por livre demanda

André Longo, secretário estadual de SaúdeAndré Longo, secretário estadual de Saúde - Foto: Heudes Regis/SEI

Visando aumentar a oferta de testes para a Covid-19 no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (5), a abertura de um novo centro de testagem por demanda espontânea. O novo centro funcionará no Ginário Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, a partir da próxima quarta-feira (11).

"Essa é uma parceria com a Prefeitura do Recife, que cedeu o Geraldão, para que possamos receber a população por livre demanda, sem necessidade de agendamento, a partir da próxima quarta-feira", informou o secretário de Saúde André Longo, sobre o novo centro de testagem. 

No Estado, outros dois centros de testagem funcionam no modelo "drive-thru": um no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) e outro no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE). 

O Cecon-PE, em Olinda, funciona com atendimento de forma espontânea de domingo a domingo, a partir das 8h até a capacidade de 400 exames. Já o Ceasa, no bairro do Curado, no Recife, atende de segunda a sexta, das 7h às 15h, com capacidade de 300 atendimentos. 

Outros dois centros funcionam por agendamento prévio pelo Atende em Casa, tanto pelo aplicativo quanto pelo site. Há o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife; e, para profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, o centro de testagem está montado na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), na avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife (segunda a sexta-feira, das 8h às 15h).

Desde o início da pandemia, mais de 629 mil exames foram realizados em Pernambuco, sendo mais de 297 mil de RT-PCR. Entre as análises de biologia molecular, 76,8% foram feitas na rede estadual, entre o Lacen-PE e os laboratórios parceiros e conveniados. 
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter