Mobilidade

Pernambuco testa ônibus movido a gás natural na RMR

Veículos movidos a GNV produzem entre 70% e 85% menos poluentes que a gasolina e a diesel

Ônibus movido a GNV atende população da Região Metropolitana do RecifeÔnibus movido a GNV atende população da Região Metropolitana do Recife - Foto: Paulo Maciel / Grande Recife

Pernambuco está testando o uso de ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV). O veículo se encontra em uso desde essa segunda-feira (11) e opera na linha 1070 - TI PELÓPIDAS / TI PE-15 (Parador), saindo do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Esta é a fase experimental do traslado realizado pelo veículo movido a uma nova matriz energética. 

Reservatório de GNV no ônibus que está sendo testado para atendimento da populaçãoReservatório de GNV no ônibus que está sendo testado para atendimento da população

Uma frota à base de GNV tanto diminuiria a emissão de gases de efeito estufa no ambiente urbano, como também pode ser uma solução para aumentar a eficiência energética do sistema, além de promover menor dependência de combustíveis fósseis e redução dos resíduos. 

"O modelo testado tem capacidade para levar 86 passageiros. É a primeira vez que o ônibus a gás passa por teste em nosso Estado, e, se mostrar exitoso, iremos ampliar essa iniciativa", informou o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio, Matheus Freitas.


Além de importante para o meio ambiente, o Governo de Pernambuco também se beneficia com a relação de custo-benefício apresentada pelo GNV. A economia pode chegar a 60% do que é gasto com gasolina, por exemplo. A frota de ônibus disponível em Pernambuco, com 2.213 veículos em operação, economizaria um valor considerável se o teste for bem sucedido. 

Ônibus movido a GNV é testado em PernambucoÔnibus movido a GNV é testado em Pernambuco

"O nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores para o Estado. A partir do uso do gás natural, garantimos uma mobilidade urbana sustentável e tiramos do papel um projeto inovador para Pernambuco", informou a governadora Raquel Lyra.

O GNV tem impacto ambiental menor que o diesel e a gasolina. Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) identificou que veículos movidos a GNV produzem entre 70% e 85% menos poluentes que a gasolina e a diesel. 

"Essa transição para uma fonte de energia mais limpa no transporte público metropolitano pode melhorar a qualidade do ar nas cidades e promover um ambiente urbano mais saudável e sustentável para todos", afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

O novo ônibus funciona com gás metano. Isso significa que tanto o Gás Natural Comprimido (GNC) como o biometano podem ser utilizados paralelamente, o que torna a troca de um para o outro uma transição simples e fácil. Ambos estão disponíveis tanto na forma de gás comprimido como de gás liquefeito. O ônibus a gás emite até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) que um modelo equivalente a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) beira 90% e a de material particulado, 85%.

A mudança do veículo com relação ao ônibus comum é apenas a inclusão do reservatório para o GNV. 
 

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